A+ A-

Notícias

sexta-feira, 16 de julho de 2021

WorldSkills: Atletas do Conhecimento participam de encontro presencial em Lauro de Freitas

Após mais de um ano com a rotina de preparação para a seletiva nacional da WorldSkills (WS) Shanghai 2022 bastante alterada pela pandemia, os 12 atletas do conhecimento e equipe técnica  do SENAI Bahia participaram de um encontro presencial de empoderamento no novo Centro de Treinamento WS da instituição, que fica no SENAI Lauro de Freitas.

WS.jpg

Equipe baiana que se prepara para a seletiva nacional da WolrdSkills participou de imersão no CT, no SENAI Lauro de Freitas. Fotos: Gilberto Jr./Coperphoto/Sistema FIEB. 

O evento contou com uma série de atividades, conduzidas pela Consultoria Trinum Treinamento e Desenvolvimento, com o objetivo de estimular a competitividade, autoconfiança para a tomada de decisão e a unidade da relação entre competidores e preparadores da delegação baiana.

Uma das consultoras, Tatiana Perin, explica a importância do encontro presencial para toda a equipe. “Fizemos um evento online, em 2020, e, em se tratando de Bahia, não faltou energia e entrega. Mas, presencialmente, o evento pode oferecer proximidade. Somos seres humanos, seres emocionais, e a pandemia afetou a todos emocionalmente”.

Também responsável pelo encontro, Alexsandro da Rosa, conta que o evento visa principalmente ensinar aos atletas do WS ferramentas para seguir com o treinamento até as seletivas nacionais, que vão de setembro deste ano até março de 2022. “Há muita repetição de tarefas, num processo que vem se estendendo e quase dobrou de tempo. Então, eles precisam saber como ressignificar tudo isso, ter meios de transformar tudo o que se passou num comportamento adequado para quem vai encarar este tipo de competição”, disse.

Delegação BA – Esta injeção de ânimo vem numa boa hora, já que o grupo voltou a treinar presencialmente há quatro meses. “A gente teve um desafio muito grande para manter esta equipe motivada. Adotamos várias técnicas e estratégias, mesmo com o trabalho remoto durante vários meses, e este encontro vem coroar todas as ações, trabalhando as fortalezas e o engajamento na competição, que está se aproximando”, comemora Fernanda Mikulski, delegada do time de atletas baianos da WorldSKills.

Medalha de bronze no último mundial, realizado em Kazan, na Rússia, Daniela Carneiro hoje atua como avaliadora na ocupação Tecnologia da Água. Ela revela como o aspecto comportamental trabalhado no encontro é fundamental na preparação desses jovens. “Muito necessário pra a gente unir as forças e tratar não só de técnica, olhando no olho. Faz diferença”, diz.  

Graduando em Arquitetura e Urbanismo no SENAI CIMATEC, Daniel Menezes, 19, é o mais novo atleta a integrar a delegação baiana, na ocupação BIM (Modelagem/Modelação da Informação da Construção). Mesmo tendo menos tempo no grupo, ele acredita no potencial do grupo para passar na peneira nacional. “Sempre tive um espírito competitivo e vejo um time muito comprometido, motivado e tecnicamente afiado para a seleção”.

Olimpíadas do Conhecimento - A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. A 45ª edição aconteceu em Kazan, na Rússia, em 2019, envolvendo mais de 1300 competidores de 63 paises em 56 modalidades. A próxima competição será em Shangai, na China, em 2022. As provas são inéditas, executadas em 4 dias, divididas em módulos, e os competidores são avaliados de acordo com padrões internacionais de qualidade.  Na Rússia, os baianos Daniela Carneiro, Ítalo Gonçalves e Edmilson Souza conquistaram a medalha de bronze nas ocupações em que competiram (Química e Mecatrônica, respectivamente).