A+ A-

Notícias

sexta-feira, 11 de junho de 2021

SESI Bahia realizou a V Semana da EJA com estudantes de todo o estado

EJA tem cerca de 10 mil alunos matriculados nos diversos polos da capital e interior do estado

 

eja.jpg

 

Durante três dias, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) participaram das atividades da V Semana da EJA 2021, realizada em formato de lives, no canal da EJA SESI Bahia, no YouTube. A edição deste ano teve como tema Integrando Saberes na EJA e contou com a participação de representantes dos Departamentos Regionais do SESI do Acre e Amapá, incluindo exposição de trabalhos dos estudantes dos dois estados.

As lives aconteceram no período de 18 a 20 de maio. O objetivo foi divulgar as práticas realizadas pelos docentes e as ações do SESI voltadas para a educação de jovens e adultos. Outro objetivo foi promover e valorizar os estudantes com a realização de apresentações e exposição de trabalhos das turmas.  

O evento foi aberto pela gerente executiva de Educação e Cultura do SESI Bahia, Cléssia Lobo, que destacou a filosofia do SESI - “aprender para sempre” - como um lema que ela espera seja levado para a vida por todos os estudantes. Ela lembrou também o compromisso das empresas que com o apoio do SESI apostam na elevação de escolaridade de seus trabalhadores.

A abertura do evento contou também com a participação da coordenadora de EJA do Estado da Bahia, professora Isadora Sampaio, da professora-doutora da Universidade do Estado da Bahia, Francisca de Paula, do ex-aluno da EJA, graduado em Direito, Ailton Cerqueira e do Presidente da Associação Baiana de Produtores de Algodão (ABAPA) sr. Luiz Carlos Bergamaschi.

A mediação ficou a cargo da gerente de negócios da EJA Bahia, Gisele Freitas, e da professora especialista da área de Humanas, Rafaela Giffone.

Gisele Freitas destacou que a semana da EJA foi inspirada na experiência do Fórum Estadual de EJA, realizado em 2017, ano a partir do qual a programação foi incorporada ao calendário do SESI Bahia. A ação envolve todos os polos de EJA do estado e se propõe a discutir com a comunidade a educação de jovens e adultos e dar protagonismo aos alunos.

Nos dias 19 e 20 a programação foi centrada nas exposições de trabalhos dos alunos, sob a mediação dos professores Tamires Santos e Alisson Vidal. Nos dois dias do evento, tutores e tutoras dos polos educacionais do SESI Bahia apresentaram os trabalhos produzidos pelos estudantes por meio de vídeos. Foram diversas práticas, incluindo exposições, caderno de poesias, releituras de obras de arte conhecidas, fotografias e apresentações musicais.

O evento foi replicado no dia 21 de maio no Departamento Regional do Acre, que realizou pela primeira vez a Semana da EJA naquele estado. O SESI do Acre conta desde 2019 com a consultoria educacional do SESI Bahia, que dá suporte à equipe pedagógica do Acre para o desenvolvimento das ações de Educação de Jovens e Adultos.

EJA BAHIA

A Educação de Jovens e Adultos do SESI Bahia oferece a pessoas acima dos 18 anos a oportunidade de retomada dos estudos e de conclusão do ensino fundamental II e do ensino médio. A cada ano, são cerca de 10 mil estudantes matriculados na EJA do SESI Bahia, distribuídos pelos principais municípios do estado. O SESI trabalha com sistema de aulas a distância e adota a metodologia de reconhecimento de saberes, que leva em consideração as competências adquiridas pelos estudantes, acelerando o processo de formação. A EJA é um serviço gratuito que o SESI presta à comunidade. A entidade também oferece programas específicos para empresas.