A+ A-

Notícias

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Centro Universitário SENAI CIMATEC é a primeira instituição da Bahia a trazer modelo inédito de ingresso na graduação

Estudantes interessados em cursar Engenharia ou Arquitetura na instituição poderão optar pela análise do histórico escolar. Nessa modalidade, será considerada a performance dos estudantes no período do ensino médio.

O Centro Universitário SENAI CIMATEC está trazendo uma modalidade inédita de ingresso para os cursos de graduação. Pela primeira vez, os interessados em uma vaga na instituição poderão se inscrever no processo seletivo com as notas do histórico escolar do Ensino Médio. As melhores notas serão classificadas. As inscrições estarão abertas até 05 de julho, no site www.sejacimatec.com.br.

A iniciativa é única na Bahia e busca refletir o desempenho dos estudantes nos últimos anos do Ensino Médio e não apenas em uma prova específica. O processo seletivo por mérito escolar é destinado a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente, entre 2018 e 2020.

Para concorrer a uma das 80 vagas distribuídas entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica, o candidato precisa enviar o Histórico Escolar, uma Carta de Apresentação no ato da inscrição, no qual ele poderá escolher até duas opções de curso, e uma Carta de Recomendação que deverá ser redigida por professor ou coordenador pedagógico da escola onde o candidato cursou o Ensino Médio.

É importante destacar que a não apresentação do Certificado de Conclusão do Ensino Médio até um dia antes do início do semestre letivo, acarretará automaticamente na perda do direito à vaga. O resultado será divulgado no dia 19 de julho. Os aprovados poderão se matricular entre os dias 19 e 21 de julho, das 09h às 20h (de segunda a sexta).

Mais informações sobre o Processo Seletivo podem ser obtidas pelo e-mail: pseletivograduacao@fieb.org.br, de segunda-feira à sexta-feira, das 08h às 17h, ou Central de Matrícula: 71 3462-9501.

Inovação no processo seletivo

O acesso ao ensino superior através do histórico escolar já é uma realidade em algumas instituições do Brasil. No entanto, o SENAI CIMATEC é a primeira instituição de ensino superior na Bahia que inova ao trazer essa possibilidade de ingresso.

“Uma das vantagens desse modelo de inscrição é que o processo de avaliação não fica reduzido a uma única prova após anos de estudo. A avaliação privilegia o conhecimento construído durante o processo de formação no Ensino Médio, especialmente àqueles alunos que se dedicaram aos estudos e tiveram desempenhos de destaque durante o período escolar”, afirma Rafael Bezerra, Pró-reitor de Graduação do Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Ao analisar o histórico escolar, é possível obter conhecimentos parciais sobre o perfil do aluno. Com isso, todos os conhecimentos construídos durante o Ensino Médio de forma cumulativa poderão ser valorizados e levados em consideração.

 

Ingresso via Enem

Além da seleção via mérito escolar, o Centro Universitário SENAI CIMATEC também abre inscrições por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 a 2020. As inscrições acontecem até 03 de julho no site www.sejacimatec.com.br. Já os resultados poderão ser conhecidos no dia 14 de julho.

Em qualquer umas das duas modalidades, o candidato precisa apresentar a comprovação de conclusão do Ensino Médio. Porém, para ingressar na instituição via Enem, serão avaliadas apenas as notas do exame. Se aprovado nesta modalidade, o estudante poderá se matricular entre os dias 15 e 17 de julho.

Nessa categoria serão disponibilizadas 120 vagas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia: Civil, de Computação e Mecânica, totalizando 200 vagas ao todo oferecidas nas duas formas de ingresso. As aulas estão previstas para começar em agosto de 2021.

Sobre o Centro Universitário

O Centro Universitário SENAI CIMATEC é uma das melhores instituições de ensino em engenharia do Brasil, segundo reconhecimento do MEC/INEP, formando pessoal de alto nível para solucionar problemas complexos do mercado profissional.

Referência nos cursos superiores de Engenharia e Arquitetura, o Centro Universitário SENAI CIMATEC proporciona a vivência prática em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e a oportunidade de adquirir experiência em outras instituições nacionais e internacionais parceiras.

Serviço

O quê: Processo Seletivo Graduação 2021.2 do Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Modalidades: Ingresso via análise de histórico escolar e ingresso via Enem.

Período de inscrições: 28/05/2021 a 05/07/2021, pelo site www.sejacimatec.com.br.

Público-alvo: Interessados em ingressar em qualquer dos cursos de Engenharia ou Arquitetura do SENAI CIMATEC.

Início das aulas: Agosto de 2021 no Centro Universitário SENAI CIMATEC, localizado na Av. Orlando Gomes, nº 1845, Piatã, Salvador, das 07h às 12:30h e 14:00h às 17:30h, para os cursos diurnos.

Contatos: E-mail: pseletivograduacao@fieb.org.br e Central de Matrícula: 71 3462-9501.