terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Nordeste Forte tem novo comando

Eleito por aclamação, Ricardo Cavalcante tomou posse nesta segunda-feira (22) para o biênio 2021/2022. Compromisso é de encontrar soluções adequadas para melhorar a competitividade da região

Posse Nordeste Forte.jpg
Ricardo Cavalcante tomou posse como presidente da Associação Nordeste Forte. Foto: Iano Andrade / CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, tomou posse nesta segunda-feira (22) como presidente da Associação Nordeste Forte. Eleito por aclamação em outubro do último ano, o novo presidente firmou o compromisso de trabalhar, no biênio 2021/2022, com foco em melhorar a competitividade das indústrias da região.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, enfatizou que a cooperação entre as federações em prol de pleitos comuns ajuda no desenvolvimento do Brasil na medida em que reforça as demandas da região junto ao Congresso Nacional e Governo Federal.

O novo presidente da Nordeste Forte destacou a contribuição que a região tem dado e pode dar ainda mais para o desenvolvimento sustentável do país.

Temos um povo extremamente criativo e trabalhador, recursos naturais abundantes. Precisamos combater as legislações que comprometem o desenvolvimento da nossa região”, comentou Cavalcante.

Ele reconheceu os avanços na melhoria da infraestrutura portuária e aeroportuária nordestina. “Mas a região carece ainda de resolver o conjunto de gargalos burocráticos que pesam no custo Brasil”, completou.

Apesar de abrigar 27% população, o Nordeste representa 13,5% do PIB brasileiro. Em termos de energia renovável, no entanto, a região responde por 88% de toda a potência instalada eólica e solar do Brasil.

“Estamos de olho no futuro, temos compromisso com a sustentabilidade, estamos investindo no hidrogênio verde. Temos potencial de nos tornar uma potência global e temos trabalhando para isso”, comentou Ricardo. Recentemente foram anunciados R$ 5,4 bilhões de investimentos numa planta de hidrogênio verde na região.

Além de Ricardo Cavalcante, também tomaram posse Eduardo Prado, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), como vice-presidente financeiro da Associação; e José Carlos Lyra, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), como vice-presidente secretário da Associação.