quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Blitz contra Covid-19 leva orientações a canteiros de obras em Vitória da Conquista

BlitzCovid-Conquista.jpg

Com atividades educativas, os técnicos do SESI orientam os trabalhadores. Foto: Inácio Teixeira / Coperphoto / Sistema FIEB.

O dia de trabalho começou diferente no canteiro de obras do VOG Privillege, no bairro Candeias, em Vitória da Conquista, na terça-feira, 09.02. Os cerca de 75 trabalhadores do empreendimento foram envolvidos em uma visita da Blitz Contra a Covid-19, realizada pelo Serviço Social da Indústria do Estado da Bahia (SESI Bahia). A iniciativa, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e o Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento no Estado da Bahia (Sinprocim-BA), visa reforçar a prevenção da Covid-19 nos ambientes laborais da indústria.

Gestor administrativo responsável pela obra do VOG Privillege, Eliomar Novaes destaca que a ação busca a conscientização dos trabalhadores. “O SESI aborda o assunto de forma muito ilustrativa. Assim eles conseguem compreender a gravidade do problema, assimilam a informação com mais facilidade e começam a se policiar mais em relação às medidas que precisam ser adotadas”, avalia. Segundo ele, a visita da Blitz Contra a Covid-19 também é importante para avaliar as ações preventivas adotadas pelas empresas.

Com atividades educativas, os técnicos do SESI orientam os trabalhadores e realizam um check list de boas práticas, reforçando a importância dos protocolos e das medidas preventivas, como a higienização das mãos, o uso dos equipamentos de proteção individual e os cuidados com objetos de uso pessoal. “Neste momento de segunda onda da pandemia, buscamos sensibilizar as pessoas de que é preciso ter cuidado não apenas no trabalho, mas também no ambiente familiar”, conta a enfermeira do trabalho, Silvia Bianca Inforçati, que acompanhou a Blitz.

As ações disponibilizam também para as empresas orientação e plano de ação online, além do repasse de condutas e protocolos que a empresa deve adotar, considerando o atendimento às Portarias e protocolos vigentes.

Gerente de Recursos Humanos da empresa Prates Bomfim Engenharia, Lucidalva Araújo, ressalta a importância da iniciativa para reforçar a necessidade dos cuidados. “Não podemos esquecer de manter as medidas de segurança. É sempre importante alertar sobre os cuidados diários, uso da máscara, os cuidados na empresa e também em casa. Embora a vacinação já tenha começado, o vírus ainda está circulando. Por isso, não podemos baixar a guarda”, alerta.

As Blitze Contra a Covid-19 foram retomadas no final do mês de janeiro, na região Sudoeste. Até o final desta semana, mais de 300 trabalhadores devem ser envolvidos nessas ações.

VEJA MAIS FOTOS DA INICIATIVA