segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Sistema FIEB apresenta soluções para municípios baianos

abertura-evento-municipio.jpg
O presidente da FIEB, Ricardo Alban, durante a abertura do evento no SENAI Cimatec. Foto: Gilberto Jr / Coperpbhoto / Sistema FIEB.

Desde janeiro de 2019, mais de 500 alunos foram formados em turmas de qualificação profissional, em Candeias, a partir de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Bahia) e a prefeitura do município. A iniciativa ofereceu 15 cursos gratuitos, voltados para atender a demanda do setor produtivo da região.

“Essa parceria de sucesso ajudou a formar até agora 520 alunos. São 520 novos profissionais, 520 novos sonhos. E isso é apenas o começo. Vencendo o coronavírus, retomaremos as nossas atividades, ampliando a oferta e cursos e vagas para a nossa população”, destacou o prefeito de Candeias, dr. Pitágoras, nesta segunda-feira, 08.02, no evento Município em Foco.

Realizada no SENAI CIMATEC, a iniciativa teve como objetivo apresentar os produtos e serviços do SESI, SENAI e IEL, entidades que compõem o Sistema FIEB - nas áreas de saúde, educação, emprego e renda a prefeitos de cidades baianas. O evento, que também foi transmitido ao vivo pela internet, aproximou o Sistema FIEB dos municípios baianos, neste novo ciclo de gestão pública municipal.

080221 municipio em foco.jpg
Representantes do SESI, SENAI e IEL apresentaram soluções nas áreas de saúde, educação, emprego e renda. Foto: Gilberto Jr. / Coperphoto / Sistema FIEB.

Juntas, as três instituições atenderam, entre 2017 e 2020, mais de 100 municípios baianos. O IEL atua no desenvolvimento empresarial e de carreiras, o SENAI atua na melhoria contínua da qualificação profissional e oferece serviços na área de educação técnica e tecnológica, enquanto o SESI atua na operacionalização da educação e promoção da saúde.

"Tenho certeza de que vamos encontrar possibilidades de trabalharmos juntos, buscando onde existem recursos, buscando identificar demandas, dentro do perfil e da característica de cada município", destacou o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, na abertura do encontro.

Presente ao evento, o vice-governador João Leão falou sobre a importância da perseverança e insistência para que os gestores públicos consigam realizar projetos.  “Quem não sonha, não consegue realizar. O sonho de um prefeito é o caminho da sua história”, disse.

O evento Município em Foco foi realizado seguindo os protocolos de saúde exigidos por conta da pandemia de Covid-19. Este primeiro encontro reuniu prefeitos do Partido Progressistas (PP). O projeto do Sistema FIEB prevê a realização de eventos semelhantes, em etapas, de forma a comtemplar o maior número possível de municípios da Bahia.