A+ A-

Notícias

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

SENAI CIMATEC doa dois respiradores pulmonares a Camaçari

Em ato simbólico realizado na manhã desta quarta-feira (3), o SENAI CIMATEC doou dois respiradores pulmonares ao município de Camaçari. A cerimômia aconteceu no CIMATEC Park, localizado na mesma cidade, e contou com as presenças do prefeito Elinaldo Araújo, o diretor adjunto de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Luis Breda Mascarenhas, o superintendente do COFIC, Mauro Pereira, e gestores municipais.

 

respirador camacari.jpg

Gestores municipais e prefeito de Camaçari, o superintendente do COFIC e o diretor adjunto de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC participaram do ato de entrega dos respiradores. Foto: Divulgação SENAI CIMATEC. ]

 

Os equipamentos doados são os respiradores VIDA, um modelo desenvolvido pela NASA e adaptado pelo SENAI CIMATEC em parceria com a Russer, indústria da área de saúde. As duas instituições foram as únicas no Brasil a ter o licenciamento da tecnologia. "No momento, o assunto mais comentado é a chegada da vacina, mas a pandemia ainda está aí e nós precisamos salvar vidas. É com grande alegria que recebemos esta doação", afirmou o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo. 

 

Além de entregar os equipamentos, o SENAI CIMATEC irá acompanhar a instalação dos respiradores e também treinar uma equipe da secretaria de Saúde do município de Camaçari para a correta utilização das máquinas, já que as mesmas passaram por adaptações técnicas em relação aos aparelhos disponíveis no mercado. 

 

De acordo com o diretor adjunto de Tecnologia e Inovação do CIMATEC, Luis Breda Mascarenha, o respirador tem como diferencial a adaptação à realidade local, especialmente em relação à disponibilidade de peças, um problema enfrentado em vários lugares do mundo. "Conseguimos adaptar o equipamento à realidade brasileira, resultando num modelo de baixo custo (cerca de R$ 40 mil)", explicou Breda.

 

O superintendente do COFIC, Mauro Pereira, destacou que esta é apenas mais uma entrega de um dos grandes centros tecnológicos do país. "Uma das características mais importantes do SENAI CIMATEC e, mais recente, do CIMATEC Park, é que não são apenas equipamentos, mas núcleos por onde passam redes de tecnologia e conhecimento para as cadeias produtivas da indústria", analisou. 

 

COVID-19 - Com os dois respiradores doados hoje o SENAI CIMATEC soma sete ventiladores pulmonares entregues às redes municipais de saúde do estado (outros cinco foram entregues a Feira de Santana). No entanto, as ações da instituição como contribuição ao enfrentamento da pandemia são diversas. Veja abaixo alguns números:

 

- Realização de 24 mil testes PCR

- Entrega de 51.562 máscaras face shield produzidas no CIMATEC Park

- Entrega de mais de 125 mil face shield em parceria com Ford e Embrapii

- Envase de 273.502 litros de álcool em gel

- Manutenção de 300 bombas de infusão (equipamento utilizado em hospitais para medir e liberar medicação a pacientes internados)

- Entrefa de 689 Bolhas de Contenção

- Recuperação de 324 respiradores pulmonares

- Entrega de 41 túneis de desinfecção