A+ A-

Notícias

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

ASSOCIATIVISMO: Pagamento da contribuição sindical fortalece indústrias

Empresas associadas têm apoio na defesa de interesses e contam com os benefícios das entidades do Sistema Indústria

 

Janeiro é o mês de recolhimento da contribuição sindical patronal. Mais do que uma contribuição, as empresas devem encará-la como um investimento. Ela é revertida nos mais diversos serviços e no suporte às empresas na busca de novas oportunidades e fortalecimento dos negócios. Com o trabalho ativo dos sindicatos, as empresas contam ainda com ações de defesa de interesses e de melhoria da competitividade do setor.

 

Os sindicatos empresariais fazem parte do Sistema Indústria, composto, em nível estadual, pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e, em nível nacional, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

2020 foi um ano de grandes desafios, que nos mostrou a importância de participar de uma entidade forte na defesa do setor industrial. A atuação da CNI, da FIEB e dos sindicatos empresariais foram fundamentais neste momento. Quem esteve próximo compreendeu a diferença que faz quando se está junto de sua entidade de representação.

 

A pauta continua extensa em 2021. A retomada da economia pós-COVID, a Reforma Tributária e a Reforma Administrativa irão pautar a agenda do Governo. Por isso, é fundamental uma entidade atuante em defesa da indústria.

 

Além das ações de representação, com o apoio do Sistema Indústria, as empresas contam com todo o portfólio das entidades (SESI, SENAI, IEL), como consultoria para melhorar o processo produtivo da sua empresa, capacitação para se adaptar à nova legislação trabalhista, assessoria para análise de riscos quanto às normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, assistência para desenvolver soluções inovadoras, entre outros.

 

Para a manutenção destas e de outras ações é fundamental que as indústrias contribuam com o seu sindicato empresarial. Vale lembrar que, não havendo, no Estado, sindicato representativo de uma categoria econômica específica, a contribuição deverá ser recolhida em favor da FIEB.

 

Mais informações e orientações sobre a emissão da guia de recolhimento podem ser obtidas pelos telefones (71) 3343-1230 e 3343-1413, e-mail relacoessindicais@fieb.org.br ou ainda por mensagem via WhatsApp (71) 9 8165-8941.