
Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB
Programa criado para apoiar as indústrias na pandemia tem balanço positivo
Quando a pandemia foi decretada e tudo parou, em meados de março de 2020, a indústria se viu diante de um impasse. Como manter as atividades funcionando, já que a produção, muitas vezes, não podia parar? Como reorganizar os espaços de trabalho para permitir que as equipes pudessem continuar operando? Foi necessário que as soluções chegassem rápido. E elas vieram. O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) mobilizou os especialistas de Saúde e Segurança na Indústria para discutir soluções e, assim, surgiram iniciativas como o Programa SESI e Indústria Juntos Contra a Covid-19.
“Tivemos que atuar com agilidade para dar as respostas que a indústria precisava e garantir que os trabalhadores pudessem desempenhar suas atividades com segurança. Uma das primeiras ações foram realizadas em parceria com o Sinduscon e a indústria de vestuário, mas logo estas ações de prevenção e orientações e se espalharam por todo o estado”, explica Amélio Miranda, gerente Executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI Bahia.
Ele explica que as ações foram realizadas em todas as regiões, em especial, a Blitz contra a Covid-19, que apoiou as empresas na orientação dos trabalhadores em relação aos cuidados preventivos e práticas de higiene nos ambientes de trabalho. Agora, com a perspectiva da segunda onda da pandemia, o Sinduscon-BA já solicitou à reativação das blitze e em breve as equipes voltam a campo para realizar este trabalho educativo e preventivo.
Elaboração de protocolos de segurança, realização de ações de educação foram iniciativas postas em prática, resultando no atendimento em torno de mil estabelecimentos industriais, somando 70 mil trabalhadores, entre março e dezembro de 2020. Uma das principais ações executadas pela Gerência de Saúde e Segurança na Indústria (SSI) do SESI foi a realização de testes de Covid-19, que permitiram monitorar a saúde dos trabalhadores e tomar medidas eficazes de rastreamento e isolamento de casos, evitando a proliferação da doença nos ambientes produtivos da indústria. Até dezembro, foram atendidas em torno de 570 empresas e 25 mil trabalhadores, com a realização de 38 mil testes/exames.
O trabalho foi desenvolvido em parceria com sindicatos patronais – Sinduscon-Bahia, Sindvest Salvador, Sindvest Feira de Santana, Simagran, Sindiplasba, Sinec, Sindibrita, Sindcosmetic, Saneantes da Bahia, Sincar, Sipaceb, Simmeb, Sindiplasf, Simmefs, Sindicer Bahia e Sindifite –, a Associação dos Produtores de Algodão (Abapa), do Oeste Baiano, e clientes do SESI Viva+.
AÇÕES DO PROGRAMA JUNTOS CONTRA A COVID-19:
-
SESI Atualiza: Elaboração de Guias setoriais de Prevenção à Covid-19; Protocolos e condutas a serem adotados em casos suspeitos e confirmados da Covid-19; informativos e orientações sobre normativas; e Materiais Educativos;
-
Blitz Contra a Covid-19: aplicação de checklist de boas práticas, orientação e plano de ação online; aferição de temperatura e orientação aos trabalhadores com entrega de material educativo; repasse de condutas e protocolos à empresa;
-
Monitoramento e Plano de Retomada das atividades: Plano para Manutenção/Retomada das Atividades Produtivas, Tira-Dúvidas - teleatendimento para empresas e trabalhadores, Telemonitoramento, Teste rápido IgG/IgM, Exame Sorológico Quantitativo e Exame RT-PCR para Covid-19, Gestão de afastamentos e Telemedicina.
TELEATENDIMENTO
Quando ainda pairavam muitas dúvidas em relação à disseminação do vírus e comportamento da doença o SESI disponibilizou aos sindicatos filiados à FIEB, clientes do SESI Viva+ e às empresas associadas aos Sindicatos que aderiram ao Programa um canal exclusivo para esclarecer dúvidas. Por meio deste serviço, um médico do trabalho prestava informações e orientações sobre a Covid-19.
Também foi ampliada a oferta de cursos online gratuitos, oferecidos pela Escola SESI de Gestão em SST (Saúde e Segurança no Trabalho). Referência na área, o SESI Bahia conta com um portfólio de cursos sobre Normas Regulamentadoras, Gestão dos Afastamentos, Saúde e Bem-estar, além de palestras temáticas voltadas para a construção de um ambiente de trabalho seguro e mais produtivo. Foram importantes ferramentas neste período de isolamento social e home office, oferecendo um canal para aperfeiçoamento e capacitação dos trabalhadores da indústria.
VACINAÇÃO
Responsável por realizar o processo de vacinação anual dos trabalhadores do segmento, o SESI Bahia se viu diante da necessidade de antecipar a campanha anual de vacinação contra Influenza. Com isso, foram imunizados 51 mil trabalhadores, de 350 empresas instaladas no estado. A iniciativa cumpriu papel importante na prevenção contra infecções pelos vírus Influenza e H1N1 e suas complicações.
O SESI Bahia promoveu ainda lives da série SESI Convida, abordando temas relevantes para a indústria, trabalhadores e sociedade. Para conferir a série, basta acessar o canal do SESI Bahia, no YouTube.
TEMAS DAS LIVES (SST):
-
Covid-19: Cenários e Perspectivas
-
Fim da vigência da Medida Provisória (MP) 927/2020
-
Exigências de SST no Cenário Atual: Exames Ocupacionais, Treinamentos, CIPA e demais obrigações
-
Fatores de riscos psicossociais em tempos de pandemia: diagnóstico precoce, medidas de prevenção e alternativas para enfrentamento do problema
-
Mudanças, Perspectivas e Experiências em Relação às Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho
-
Vacina contra a COVID-19: o que preciso saber?
-
Publicado o FAP 2021: Como os profissionais de SST e de RH podem contribuir para redução da tributação do FAP nas empresas?
-
Nutrição Saudável e Imunidade
-
Nova NR 31: Mudanças, Impactos e Experiências no Agronegócio.