A+ A-

Notícias

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

SAÚDE: Programa SESI e Indústrias Juntos Contra a Covid-19 atendeu mais de mil empresas

Blitz640.jpg

Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB

Programa criado para apoiar as indústrias na pandemia tem balanço positivo

Quando a pandemia foi decretada e tudo parou, em meados de março de 2020, a indústria se viu diante de um impasse. Como manter as atividades funcionando, já que a produção, muitas vezes, não podia parar? Como reorganizar os espaços de trabalho para permitir que as equipes pudessem continuar operando? Foi necessário que as soluções chegassem rápido. E elas vieram. O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) mobilizou os especialistas de Saúde e Segurança na Indústria para discutir soluções e, assim, surgiram iniciativas como o Programa SESI e Indústria Juntos Contra a Covid-19.  

 “Tivemos que atuar com agilidade para dar as respostas que a indústria precisava e garantir que os trabalhadores pudessem desempenhar suas atividades com segurança. Uma das primeiras ações foram realizadas em parceria com o Sinduscon e a indústria de vestuário, mas logo estas ações de prevenção e orientações e se espalharam por todo o estado”, explica Amélio Miranda, gerente Executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI Bahia.

Ele explica que as ações foram realizadas em todas as regiões, em especial, a Blitz contra a Covid-19, que apoiou as empresas na orientação dos trabalhadores em relação aos cuidados preventivos e práticas de higiene nos ambientes de trabalho. Agora, com a perspectiva da segunda onda da pandemia, o Sinduscon-BA já solicitou à reativação das blitze e em breve as equipes voltam a campo para realizar este trabalho educativo e preventivo. 

Elaboração de protocolos de segurança, realização de ações de educação foram iniciativas postas em prática, resultando no atendimento em torno de mil estabelecimentos industriais, somando 70 mil trabalhadores, entre março e dezembro de 2020. Uma das principais ações executadas pela Gerência de Saúde e Segurança na Indústria (SSI) do SESI foi a realização de testes de Covid-19, que permitiram monitorar a saúde dos trabalhadores e tomar medidas eficazes de rastreamento e isolamento de casos, evitando a proliferação da doença nos ambientes produtivos da indústria. Até dezembro, foram atendidas em torno de 570 empresas e 25 mil trabalhadores, com a realização de 38 mil testes/exames. 

O trabalho foi desenvolvido em parceria com sindicatos patronais – Sinduscon-Bahia, Sindvest Salvador, Sindvest Feira de Santana, Simagran, Sindiplasba, Sinec, Sindibrita, Sindcosmetic, Saneantes da Bahia, Sincar, Sipaceb, Simmeb, Sindiplasf, Simmefs, Sindicer Bahia e Sindifite –, a Associação dos Produtores de Algodão (Abapa), do Oeste Baiano, e clientes do SESI Viva+. 

 

AÇÕES DO PROGRAMA JUNTOS CONTRA A COVID-19: 

  • SESI Atualiza: Elaboração de Guias setoriais de Prevenção à Covid-19; Protocolos e condutas a serem adotados em casos suspeitos e confirmados da Covid-19; informativos e orientações sobre normativas; e Materiais Educativos; 
  • Blitz Contra a Covid-19: aplicação de checklist de boas práticas, orientação e plano de ação online; aferição de temperatura e orientação aos trabalhadores com entrega de material educativo; repasse de condutas e protocolos à empresa; 
  • Monitoramento e Plano de Retomada das atividades: Plano para Manutenção/Retomada das Atividades Produtivas, Tira-Dúvidas - teleatendimento para empresas e trabalhadores, Telemonitoramento, Teste rápido IgG/IgM, Exame Sorológico Quantitativo e Exame RT-PCR para Covid-19, Gestão de afastamentos e Telemedicina.  

 

TELEATENDIMENTO 

Quando ainda pairavam muitas dúvidas em relação à disseminação do vírus e comportamento da doença o SESI disponibilizou aos sindicatos filiados à FIEB, clientes do SESI Viva+ e às empresas associadas aos Sindicatos que aderiram ao Programa um canal exclusivo para esclarecer dúvidas. Por meio deste serviço, um médico do trabalho prestava informações e orientações sobre a Covid-19.   

Também foi ampliada a oferta de cursos online gratuitos, oferecidos pela Escola SESI de Gestão em SST (Saúde e Segurança no Trabalho). Referência na área, o SESI Bahia conta com um portfólio de cursos sobre Normas Regulamentadoras, Gestão dos Afastamentos, Saúde e Bem-estar, além de palestras temáticas voltadas para a construção de um ambiente de trabalho seguro e mais produtivo. Foram importantes ferramentas neste período de isolamento social e home office, oferecendo um canal para aperfeiçoamento e capacitação dos trabalhadores da indústria. 

VACINAÇÃO 

Responsável por realizar o processo de vacinação anual dos trabalhadores do segmento, o SESI Bahia se viu diante da necessidade de antecipar a campanha anual de vacinação contra Influenza. Com isso, foram imunizados 51 mil trabalhadores, de 350 empresas instaladas no estado. A iniciativa cumpriu papel importante na prevenção contra infecções pelos vírus Influenza e H1N1 e suas complicações.   

O SESI Bahia promoveu ainda lives da série SESI Convida, abordando temas relevantes para a indústria, trabalhadores e sociedade. Para conferir a série, basta acessar o canal do SESI Bahia, no YouTube

 

TEMAS DAS LIVES (SST): 

  • Covid-19: Cenários e Perspectivas 
  • Fim da vigência da Medida Provisória (MP) 927/2020 
  • Exigências de SST no Cenário Atual: Exames Ocupacionais, Treinamentos, CIPA e demais obrigações 
  • Fatores de riscos psicossociais em tempos de pandemia: diagnóstico precoce, medidas de prevenção e alternativas para enfrentamento do problema 
  • Mudanças, Perspectivas e Experiências em Relação às Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho 
  • Vacina contra a COVID-19: o que preciso saber? 
  • Publicado o FAP 2021: Como os profissionais de SST e de RH podem contribuir para redução da tributação do FAP nas empresas? 
  • Nutrição Saudável e Imunidade 
  • Nova NR 31: Mudanças, Impactos e Experiências no Agronegócio.