A+ A-

Notícias

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Oito projetos da Bahia são selecionados para mostra nacional do Inova SENAI 2020

Oito projetos desenvolvidos por alunos e instrutores do SENAI Bahia foram selecionados para a mostra nacional do Inova SENAI 2020, que acontecerá no mês de novembro. As propostas apresentam soluções para as demandas reais da sociedade e indústria nacional, nas áreas de Biotecnologia, Química, Construção Civil e Gestão.

Mais de 140 projetos de todo o país foram inscritos para a etapa nacional do Inova SENAI. Deste total, 80 projetos de 16 estados foram selecionados e vão passar por mentoria a distância para melhorar suas propostas de negócios e protótipos.

Esse ano, por conta da pandemia de Covid-19, a mostra nacional do Inova SENAI será realizada em um evento virtual, em novembro. Os projetos participantes vão passar por uma curadoria, que vai selecionar os vencedores do Inova SENAI 2020.

Os projetos baianos selecionados a mostra nacional são das unidades SENAI CIMATEC (4), SENAI Lauro de Freitas (2), SENAI Dendezeiros (1) e SENAI Feira de Santana (1). A gerente executiva de Educação Profissional do SENAI Bahia, Patrícia Evangelista, comemorou o resultado, ressaltando que reflete um trabalho que a instituição desenvolve há alguns anos em seus cursos técnicos, explorando a inovação e o empreendedorismo.

“Os alunos passam por uma jornada de inovação e empreendedorismo e, ao final do curso, desenvolvem seus projetos ou em uma linha acadêmica, ou em uma linha de atendimento a um desafio do mercado, ou até no desenvolvimento de um novo produto ou processo. Vamos estimular cada vez mais o espírito empreendedor, a inovação, a cultura maker e as novas tecnologias educacionais nos cursos técnicos do SENAI”, destacou.

Já a coordenadora do Inova SENAI na Bahia, Fernanda Mikulski, acredita que a participação na mostra nacional é uma excelente oportunidade de aprendizado. “Os estudantes desenvolvem habilidades como trabalho em equipe e criatividade, além de buscar soluções para necessidades da indústria e da sociedade”, pontua.

O Inova SENAI é uma ação de abrangência nacional direcionada a alunos, técnicos e docentes dos Departamentos Regionais do SENAI, voltada para a captação e premiação de projetos de inovação.

 

Confira os projetos baianos selecionados para a mostra nacional:

Aphrodite - Suplemento Estimulante Sexual feminino - solução para as disfunções sexuais que as mulheres sofrem devido aos fatores hormonais, psicológicos e medicamentosos. (SENAI CIMATEC)

Orientador(a)
Roseane Santos Oliveira
 
Equipe
Kayla Martins das Neves
Livia da Cruz Cerqueira 
Rafaela Jesus dos Santos Souza 
Thais Lima de Santana Silva
Vanessa Cruz Almeida de Jesus

 

Bioseixos - Seixos feitos de argila, blocos e telhas cerâmicas recicladas. (SENAI Dendezeiros)

Orientador(a)
Maria Edite Ferreira Guimaraes
Veronica e Silva dos Santos de Souza
 
Equipe
Cassia Natalia Calmon Nicodemos
Elieni Franco
Emanuela Miranda Santos Cruz 
João Oliveira de Macena Júnior 
Lívia Domingues dos Santos

 

Biospray- Spray para a aplicação em lesões epiteliais com ações anti-inflamatórias e cicatrizantes, proveniente de substâncias fitoterápicas das fontes vegetais, gengibre e da casca de banana. (SENAI CIMATEC)

Orientador(a)
Roseane Santos Oliveira
 
 
Equipe
Iria Leticia Gomes de Oliveira
Lais Oliveira
Laryssa cardoso Calmon
Téssia Lopes
Valter Moacir Reis dos Santos Filho

 

DISCIDIUM férrico - Biorremediação de reagentes férricos presentes no solo pela intervenção de bactérias autotróficas (SENAI Lauro de Freitas)

Orientador(a)
Carla Freitas Normandia
Jamille Borges Mascarenhas
 
Equipe
Rafik Ferreira Rangel
Yasmim de Andrade Santos

 

FungiForms - Antifúngico verde à base de aloe vera para inibir a formação de fungos que se desenvolvem e se proliferam nas frutas e verduras. (SENAI Lauro de Freitas).

Orientador(a)
Carla Freitas Normandia
Jamille Borges Mascarenhas
 
 
Equipe
Adriele de Assis Menezes
Jéssica Gabryelle dos Santos Silva
Nathália Carneiro Ferreira 
Nicole Conceição Penha
Suane Cirilo dos Santos
 

Ocla.Lac - chocolate de origem vegetal e funcional, enriquecido com ômega 3 (80%) e ômega 6 (20%). (SENAI CIMATEC)

Orientador(a)
Roseane Santos Oliveira
 
 
Equipe
Camila de Almeida Moreira
Fernanda Macedo Nery de Miranda 
Larissa de Oliveira Manes

PetsBar - E-commerce de produtos alimentícios para animais inspirados nos fornecidos em bares e restaurante, como petiscos, comidas caseiras e bebidas sem álcool produzidas especialmente para animais. (SENAI Feira de Santana)

Orientador(a)
Cevaldo Santos e Santos
 
 
Equipe
Gabriela Conceição de Oliveira
Lívia Mendes Barbosa de Araújo
Victória Katarina Magalhães Aragão
Paulo Moab

 

UAP DENTAL- Creme dental de formulação natural associado a um evidenciador de placa dentária, produzido com resíduos de uva provenientes da vitivinicultura. (SENAI CIMATEC)

Orientador(a)
Roseane Santos Oliveira
 
Equipe
Camile Matos de Araujo
Laiane de Souza Oliveira
Lara Ketlyn Aragão de Oliveira
Talisson Gabriel Campos dos Santos 
Yasmin Barreto Teles Fonseca