A+ A-

Notícias

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Estágio é primeira etapa no mundo do trabalho

Celebrado em 18 de agosto, o Dia Nacional do Estagiário marca a publicação do Decreto que regulamentou o estágio no País, em 1982.

Aos 42 anos, Cristiane Oliveira, está trilhando o caminho para a realização de um sonho. Depois de interromper os estudos, por muitos anos, para cuidar da família, ela voltou a estudar Gestão Financeira. Fez seu cadastro no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e participou de uma seleção de estágio. Há pouco mais de um mês é estagiária do Centro de Diagnóstico por Imagem, em Barreiras.

“Precisamos quebrar paradigmas que a sociedade nos impõe aceitar, que estamos velhos demais e não temos mais tempo para tal crescimento. Ser estagiária na idade em que estou relata que nunca é tarde para ir em busca de crescimentos e realizações de sonhos”, celebra Cristiane.

Ela atendia o perfil que a empresa estava procurando: alguém com mais experiência de vida e capacidade empática para lidar com o público. E foram estas características que deram a Cristiane vantagem justamente num momento em que muitas pessoas estão sendo demitidas. “Sempre digo que há dois fatores importantes para a contratação de um estagiário: a oportunidade e o desempenho do candidato. A Cristiane tinha os dois com ela e foi aproveitada”, conta a gestora de Recursos Humanos da CDI.

Na Soft Line Sistemas, empresa de consultoria em Software, boa parte dos colaboradores vieram do resultado de uma experiência de estágio. “Hoje, nesta área de TI, aqui na nossa empresa, nenhum profissional entra sem antes passar por um período de estágio, pois o estagiário está aberto a receber a formação necessária para atuar”, justifica o sócio administrador, Sandro Lisboa.

“É nas experiências de estágio que o estudante pode desenvolver habilidades técnicas, sociais e comportamentais exigidas pelo mercado, num mundo em plena transformação digital”, afirma a gerente Desenvolvimento de Carreiras e Empresarial do IEL, Edneide Lima.

De acordo com a área de Desenvolvimento de Carreiras e Empresarial do IEL, em 2019, 10.536 estágios foram intermediados pela instituição. Neste ano, mesmo com a crise econômica imposta pela pandemia, cerca de 7.600 já foram encaminhados para esta função nas empresas. Já para 2021, a previsão é que os estagiários inseridos no mercado por meio do IEL cheguem a 13 mil.