A+ A-

Notícias

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Evento do IEL com compradores da Veracel e Largo aponta oportunidades para fornecedores locais

O gerente de Suprimentos da Largo Resources / Vanádio de Maracás, Renato Mourão, e o comprador da Veracel, Sérgio Murillo, foram os convidados do Café Empresarial, evento on-line que o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) promoveu nesta quarta-feira (05) com o objetivo de aproximar fornecedores da Indústria a grandes empresas do setor. O Café é uma das ações realizadas no âmbito do Clube IEL de Negócios, fruto de uma parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi e a Gerência de Relações Sindicais da FIEB.

No encontro virtual, mediado pela especialista em Inovação do IEL Bahia, Fabiana Carvalho, os representantes da Largo e da Veracel falaram sobre o funcionamento das áreas de suprimentos das companhias, apontando oportunidades para os fornecedores locais, que já representam mais de 60% das compras nas respectivas empresas.

Renato Mourão revelou que os itens de calibração normalmente são críticos para a operação da empresa, com sede em Maracás, representando uma grande oportunidade de crescimento para fornecedores locais. “O que vai ser determinante, além da qualidade do produto, é o preço”, afirmou.

 De acordo com o gerente da Largo, a empresa recebe portfólios por e-mail e a negociação é ágil. Além disso, a companhia está em processo de implantação de uma nova planta industrial na Bahia, ampliando possibilidades de negócios para fornecedores locais.

Já comprador da Veracel explicou que a as compras locais da empresa vão além de itens da cadeia produtiva. “Contratamos serviços, consultorias, facilities, havendo muitas oportunidades, desde que os fornecedores estejam de acordo com nossos valores e normas de conduta”, pontuou Sérgio Murilo.

Fabiana Carvalho destacou que é fundamental que as empresas interessadas em fornecer para estas e outras grandes companhias sediadas na Bahia devem ter seu portfólio e cadastro atualizados, além de ter as questões tributárias em dia. “Pois só o fato de estarmos próximos geograficamente, já é um diferencial competitivo que deve ser aproveitado”, disse.

O evento - O Café Empresarial é uma ação do Clube IEL de Negócios, programa desenvolvido pelo IEL Bahia com o objetivo estimular a geração de negócios entre as empresas participantes, além de promover networking, troca de experiências e boas práticas. Na oportunidade, os convidados vão apresentar os portfólios das empresas, explicar os requisitos de compras e também falar sobre as oportunidades de negócios para 2020.