quinta-feira, 9 de julho de 2020

Eleições virtuais: FIEB apoia sindicatos em novo formato de votação

Sindcosmetic é o primeiro sindicato a realizar eleições com nova ferramenta

Esta quarta-feira (08.07) marcou um momento de inovação para a gestão dos sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado da Bahia. Com o apoio da FIEB, o Sindicato das Indústrias de Cosméticos e Perfumaria do Estado da Bahia (Sindcosmetic) foi o primeiro sindicato filiado à entidade a realizar eleições virtuais de sua diretoria. Ainda em julho, outros dois sindicatos realizarão processos eleitorais virtuais: Sincar e Sinditrigo.

O processo eleitoral eletrônico da nova diretoria do Sindcosmetic transcorreu normalmente, sem qualquer registro de inconsistências. O método adotado tem respaldo legal e, além de já ser utilizado por outras instituições em todo o país - com total segurança -, atende às necessidades atuais de distanciamento social e também facilita a participação de um maior número de empresas votantes, já que a ferramenta proporciona praticidade e rapidez ao processo de votação.

A Gerência de Relações Sindicais da FIEB (GRS) apoiou todo o processo eleitoral virtual. “A empresa de tecnologia selecionada para operacionalizar o processo atendeu todos os critérios, inclusive de confiabilidade do processo”, afirmou a gerente da área, Manuela Martinez. Ela explica, ainda, que o cenário de distanciamento social contribuiu para agilizar este apoio aos sindicatos. “Este será o ‘novo normal’ na gestão das eleições sindicais. Além da rapidez, a votação virtual também facilita que empresários do interior possam exercer o voto, sempre de forma rigorosamente confiável e transparente”.

Ainda em apoio à modernização da gestão sindical, a GRS também está trabalhando no processo de assinaturas digitais dos sindicatos.

Novo mandato

Liderada pelo atual presidente do Sindcosmetic, Raul Menezes, a chapa única foi eleita. “Foi um privilégio para o Sindcosmetic ser o primeiro sindicato filiado à FIEB a realizar a eleição de sua diretoria em formato virtual. Esta será a realidade de todos os sindicatos, não somente no que se refere ao processo eleitoral, como também para muitas outras ações”, afirmou Menezes.

Segundo ele, o uso da tecnologia pelas entidades sindicais patronais também tem facilitado outros processos. “As tecnologias, que já existiam, mas que não utilizávamos com esta rotina, facilitam a interação, as reuniões e até mesmo o fluxo de informações para os associados”, comenta. Ele destaca, ainda, que com a crise causada pela pandemia as empresas enxergaram ainda mais valor no papel do sindicato, sobretudo em virtude deste fluxo de informações relevantes.

Para o novo mandato, que vai até 2023, Raul destaca três focos de atuação da atual diretoria eleita: a formação de nova lideranças sindicais; a sustentabilidade financeira do sindicato; e o fortalecimento de uma identidade própria do produto baiano, em atenção às demandas de sustentabilidade e meio-ambiente, logística reversa e todos os outros fatores que hoje agregam valor ao produto cosmético.