quarta-feira, 3 de junho de 2020

FIEB, Fecomércio e FAEB entregam 40 respiradores para o governo do estado

Dirigentes das federações da Indústria, Comércio e Agricultura e Pecuária da Bahia fizeram, nesta quarta-feira (3), a entrega simbólica de 40 respiradores pulmonares ao governo da Bahia. A entrega foi realizada no ato do recebimento de 20 dos aparelhos, no hospital de campanha da Arena Fonte Nova, em fase de conclusão.

Respirador Fonte Nova.jpg

Os equipamentos entregues ao estado serão usados para atender pacientes complexos, em estado grave por Covid. Fotos: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB.

Os equipamentos recebidos serão utilizados em pacientes que chegarão ao próprio hospital da Fonte Nova, que está previsto para inaugurar até a próxima segunda-feira (8). Já os outros 20 respiradores, que chegam em Salvador ainda nesta quarta-feira, serão encaminhados ao Hospital Espanhol, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas, que esteve na entrega. “Além de poder atender 80 pacientes por mês, as máquinas são de excelente qualidade. Com elas, poderemos atender melhor aqueles pacientes mais complexos”, afirmou o secretário.

Vilas-Boas destacou que a parceria com diversos segmentos empresariais tem ajudado o governo nas ações de combate ao coronavírus. Ele citou o trabalho de manutenção de bombas de infusão de Unidades de Terapia de Intensiva (UTI), realizado no SENAI CIMATEC, que já possibilitou a devolução de 132 (serão 300, no total) aparelhos para a rede estadual de saúde.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, a entrega reflete o trabalho conjunto de uma série de doadores: pessoas físicas e jurídicas, além de entidades e instituições, na demonstração de que o trabalho em conjunto faz a diferença. “Assim como nós temos aqui, na Bahia, a união de governo e prefeituras, trabalhando em parceria. É disso que precisamos, cada vez mais, no nosso país, para que consigamos construir pontes e o sucesso de um país que precisa encontrar o seu caminho”, pontuou.

O presidente da Fecomércio, Carlos Andrade, reiterou que o momento é de união. “Temos que estar juntos como sociedade. E os empresários entendem que este é o momento de prestar esta assistência ao estado, pois estamos vivendo um momento de guerra”, enfatizou.

Na mesma linha, o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária (FAEB), Guilherme Moura, falou sobre a articulação dos segmentos empresariais em meio à pandemia. “A participação de todos é fundamental para superarmos este momento que estamos vivendo”, disse.

O presidente do Sinduscon-BA, Carlos Mardem, que também participou do ato de entrega, lembrou que, desde o início da pandemia, ações têm sido realizadas para contribuir com a sociedade. “Adotamos protocolos de segurança, investimos, em parceria com o SESI-BA, em blitze contra a Covid-19 nos canteiros de obras, e fomos o primeiro sindicato da indústria a aderir à campanha de arrecadação dos recursos para a compra dos respiradores”, disse.

Conheça as instituições e pessoas que viabilizaram esta doação: LISTA DE DOADORES