A+ A-

Notícias

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Blitz contra a Covid-19 começa em Vitória da Conquista

BLITZvc_640.jpg

Especialista do SESI entrega cartilha informativa a trabalhador da indústria em Vitória da Conquista

 

A Blitz contra a Covid-19, iniciativa do SESI-BA e do Sinduscon-BA, começou a ser realizada nesta sexta-feira, 17.04, nos canteiros de obra no município de Vitória da Conquista. A primeira obra visitada foi a do Edifício Vitória Tower, das Construtoras Prates Bomfim e Gráfico.

Acompanharam o primeiro dia da blitz, representando o SESI Bahia, a engenheira de Segurança do Trabalho, Juliana Gomes Messias, e o Sinduscon-BA, o engenheiro civil Luciano Bomfim, delegado regional  no Sudoeste baiano. Ao todo, serão visitados nove canteiros de obras do município, totalizando uma população de 729 trabalhadores da construção.

De acordo com Juliana Messias, o primeiro dia de blitz envolveu  65 trabalhadores da construção, que demonstraram muito interesse e um diálogo participativo. “Verificamos que eles já vêm adotando medidas para atender aos decretos oficiais e nossa avaliação foi positiva. Na próxima semana, vamos dar continuidade às blitze”, destacou a engenheira.

O delegado regional do Sinduscon, Luciano Bomfim, falou do diferencial de poder contar com uma equipe técnica especializada para passar as informações sobre prevenção da Covid-19. “Os trabalhadores estão acostumados a ouvir o encarregado ou o engenheiro da obra e o contato direto com técnicos especializados reforça o comprometimento no cuidado com a saúde”, destacou. Além disso, ele disse que há muitas informações desencontradas circulando na sociedade e receber orientações de uma equipe qualificada “passa confiança para os trabalhadores”.

 

covid_vc1.jpg

 

As equipes, compostas por engenheiros, técnicos e enfermeiros do trabalho e de Enfermagem realizaram ações preventivas de saúde e orientaram sobre o cumprimento do Ofício Circular SEI número 1247, do Ministério da Economia, direcionado às empresas de construção diante da pandemia do novo coronavírus.

Iniciadas em Salvador, no dia 14.04, as blitze têm 41 canteiros de obras inscritos em todo o estado, totalizando cinco mil trabalhadores da indústria. A expectativa do SESI e do Sinduscon é que mais empresas da construção façam adesão à iniciativa. Para isto, as empresas interessadas devem procurar a unidade do Sinduscon-BA de sua região.

 

SESI e Sinduscon realizam blitz contra a Covid-19 nos canteiros de obra