A+ A-

Notícias

segunda-feira, 23 de março de 2020

Saiba as alterações de funcionamento de unidades e serviços do Sistema FIEB

Diante da pandemia do novo coronavírus e seguindo às determinações legais vigentes, as entidades que integram o Sistema FIEB (FIEB, CIEB, SESI, SENAI e IEL) adotaram medidas para reduzir a propagação do vírus. Com isso, o funcionamento de unidades e serviços foi alterado. Confira:

 

FIEB

Funcionam remotamente os seguintes serviços:

Guia Industrial do Estado da Bahia

Assessoria FIEB Online

Assessoria FIEB Online é uma plataforma de interação com as indústrias baianas e as interessadas em realizar negócios no estado. Por meio dessa ferramenta, as indústrias podem encaminhar demandas técnicas às áreas de competência da FIEB, com foco nas seguintes temáticas: Meio ambiente, Internacionalização, Crédito, Responsabilidade social, Vigilância sanitária, Informações industriais, Serviço de apoio ao investidor, Relações sindicais e Corpo de Bombeiros.

 

CIEB

Atendimento aos clientes está mantido pelo Fale Conosco e pelo e-mail cieb@fieb.org.br. Empresas associadas devem entrar em contato com o agente de relacionamento da região.

 

 

SESI

Alteração de funcionamento de unidades e serviços:

Aulas do Ensino Fundamental e Médio na Rede SESI Bahia de Educação suspensas por 30 dias (a contar de 18/03/2020);

Aulas presenciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todos os polos da Bahia suspensas desde 18/03/2020. As atividades online e o acompanhamento da tutoria continuam sendo realizados via plataforma de ensino do SESI BA;

Teatro SESI e Varanda do SESI fechados desde 16/03/2020;

Centros Esportivos de Feira de Santana, Simões Filho e Itapagipe fechados desde 18/03/2020;

Cursos esportivos e do clube/associação (“Day Use‎”) do SESI Valença suspensos desde 18/03/2020.

Serviços de hospedagem do SESI Valença suspensos desde 21/03/2020.

Atendimentos novos e eletivos em Odontologia e demais especialidades de saúde suspensos desde 19/03/2020. Mantidos os procedimentos de urgência e emergência, desde que o paciente não esteja apresentando sinais ou sintomas de gripe ou resfriado;

Priorizados os atendimentos de saúde ocupacional que não possam ser adiados, em especial os exames admissionais e demissionais, desde 20/03/2020. É necessário agendar o atendimento, para evitar aglomerações nas unidades.

Atendimentos de Segurança do Trabalho estão sendo feitos a distância, por telefone, e-mail. Ainda assim, casos excepcionais ou de empresas que tenham prazo de notificações em andamento, e que requeiram indispensável atendimento presencial, serão atendidos mediante análise prévia.

Dúvidas sobre o atendimento do SESI BA devem ser encaminhadas para o Fale Conosco da entidade.


Orientações para clientes

O SESI BA elaborou um material com orientações e recomendações de medidas preventivas para as indústrias. A entidade também publicou uma série de vídeos com medidas de prevenção à Covid-19, no site do SESI Saúde e YouTube do SESI Bahia.

Além disso, o SESI BA disponibilizou aos sindicatos filiados à FIEB e clientes do SESI VIVA+, um canal para esclarecer dúvidas com um médico do trabalho sobre a Covid-19.

 

 

SENAI

Aulas presenciais para todos os cursos das Escolas Técnicas do SENAI Bahia suspensas por 30 dias (a contar de 18/03/2020).

As aulas previstas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dos cursos técnicos semipresenciais estão mantidas, considerando que não exigem deslocamento e contato com outras pessoas. No entanto, os encontros presenciais estão suspensos desde 18/03/2020.

O atendimento presencial nas Escolas Técnicas do SENAI Bahia está suspenso desde 21/03/2020.

As Centrais de Atendimento ao Cliente das unidades continuam funcionando por meio eletrônico (Lista abaixo).

 O atendimento telefônico pelo Contact Center está suspenso.

O Fale Conosco (faleconoscosenaiba@fieb.org.br) continua em operação.

 O atendimento comercial às empresas está mantido pelo telefone (71) 3343-1263 ou pelo e-mail comercial.senai@fieb.org.br.

 

Lista das Centrais de Atendimento ao Cliente:


Alagoinhas e região: cacsenaiala@fieb.org.br

Barreiras e região: cacsenaibar@fieb.org.br

Camaçari e região: cacsenaicam@fieb.org.br

Feira de Santana e região: cacsenaifeira@fieb.org.br

Ilhéus e região: cacsenaiilheus@fieb.org.br

Juazeiro e região: cacsenaijua@fieb.org.br

Lauro de Freitas e região: cacsenaicetind@fieb.org.br

Luís Eduardo Magalhães e região: cacsenailem@fieb.org.br

Salvador (CIMATEC): cac.senaicimatec@fieb.org.br

Salvador (Dendezeiros): cacsenaiden@fieb.org.br

Vitória da Conquista e região: cacsenaivdc@fieb.org.br

 

 

IEL

O IEL BA suspendeu o atendimento presencial em todas as unidades da instituição no estado da Bahia. Clientes, parceiros, estagiários e profissionais devem entrar em contato pelo Fale Conosco e Redes sociais (Facebook e Instagram).

A entidade orienta as empresas parceiras que adotem ações emergenciais para a proteção dos Adolescentes Aprendizes, Estagiários e Empregados. As orientações têm como base a Nota Técnica Conjunta 05/2020 do Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Geral do Trabalho.

 

Orientações ao estágio:

Home Office: O (A) estagiário (a) poderá realizar trabalho remoto, desde que existam condições para isso, tais como computador e internet, quando necessários;

Adiantar o recesso: O (A) estagiário (a) tem direito a um recesso anual. A empresa poderá adiantar o recesso nesse período;

Licença Remunerada: Se for possível, a empresa poderá garantir ao estagiário (a) licença remunerada durante o período de risco, protegendo-o (a) da pandemia, sem a perda da bolsa-auxílio.

 

Orientações ao jovem aprendiz:

Liberação: O (A) aprendiz deverá ser liberado (a) de suas atividades, sem impactos em sua remuneração;

Home Office: O (A) aprendiz poderá realizar trabalho remoto, desde que existam condições para isso, tais como computador e internet, quando necessários. A função do (a) aprendiz deve ser compatível com a realização do trabalho à distância. O acompanhamento remoto do monitor do (a) aprendiz no desempenho de suas atividades é imprescindível.

 

Antecipação de Férias: A empresa poderá adiantar as férias do (a) aprendiz;