sexta-feira, 20 de março de 2020

NOTA PÚBLICA - Coronavírus

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia e seus sindicatos filiados, em especial os sindicatos de Saneantes, de Cosméticos e de Açúcar, além de empresas associadas, manifestam a sua preocupação com a atual situação da pandemia do coronavírus em nosso estado e propõem-se a colaborar nas medidas de combate a sua evolução.

Nesse sentido, o empresariado industrial está apoiando com ações como:

• assistência e apoio técnico na desinfecção e higienização do Hospital Espanhol, imprescindível para a sua devida recuperação;

• a produção de álcool a 70%, com o objetivo de atender às necessidades de assepsia do sistema de saúde;

• produção e envasamento do álcool em gel.

Contudo, ressalte-se que as empresas baianas vêm encontrando dificuldades para fabricação desses produtos em razão da escassez do insumo principal, o Carbopol 940, cujo preço histórico de US $ 8 subiu para US $ 25, podendo chegar a US $80 no mercado paralelo. Outra dificuldade encontrada pelas empresas é a escassez de embalagens.

Esclarecemos que, em nenhuma hipótese, as indústrias baianas que produzem os principais produtos mais demandados neste momento estão dificultando a comercialização dos seus estoques e, muito menos, retendo os mesmos. Estas empresas estão absolutamente comprometidas com a atual situação de crise epidemiológica do estado.

Inclusive, faz-se importante solicitar que eventuais ações motivadas pelos decretos existentes de requisição administrativa de equipamentos individuais e antissépticos para higienização sejam pautadas no bom senso.

Outras ações, ainda em análise, poderão ser implementadas, com o objetivo de apoiar os baianos a superar este momento crítico, para que voltemos à normalidade o mais rápido possível.

Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado da Bahia

Sindicato da Indústria de Cosméticos e Perfumaria do Estado da Bahia

Sindicato das Indústrias de Sabões, Detergentes, Produtos de Limpeza em Geral, Aditivos de Uso Industrial e Velas do Estado da Bahia.