quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

2020 Brazil Student Regional Conference será realizado no SENAI CIMATEC, em Salvador

student.jpg

Com foco no futuro e nas novas gerações de engenheiros, será realizada em Salvador a primeira Conferência Regional de Estudantes do Brasil, “2020 Brazil Student Regional Conference”, organizada pelo Capítulo Estudantil AIChE CIMATEC, o evento tem a Ford como patrocinadora. Considerado um dos maiores eventos estudantis de Engenharia do país, a iniciativa deverá reunir cerca de 150 pessoas e será realizada no Centro Universitário SENAI CIMATEC, em Salvador (BA), de 31 de janeiro a 2 de fevereiro. Direcionada a estudantes e pessoas ligadas a esse ramo, a conferência terá a presença de grandes palestrantes nacionais e internacionais, além de competições e workshops.

Entre as atividades está a “ChemECar Competition”, em que os participantes devem desenvolver um protótipo de carro movido a reação química, sem combustível, que percorra uma distância determinada e transporte de forma segura uma carga específica. A equipe vencedora ganhará 200 dólares e representará o país na conferência anual, realizada em novembro em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos. A “ChemE Jeopardy Competition”, por sua vez, é uma espécie de “quiz”, jogo de perguntas e respostas no qual os alunos de Engenharia Química são estimulados a revisar assuntos estudados durante o curso de graduação de forma dinâmica e lúdica. Haverá ainda mais duas competições de trabalhos de pesquisa acadêmicos.

Palestras e workshops

Profissionais da Ford participarão de várias palestras, workshops e painéis. No sábado (1/2), às 11h55, Roberto Costa, supervisor de Engenharia Elétrica do Centro de Desenvolvimento de Produto, em Camaçari, fará o workshop “Habilidades do Engenheiro do Futuro”. Às 13h40, Cristiane Gonçalves, supervisora de Engenharia de Materiais da Ford América do Sul, participará de um painel sobre liderança. Neste dia, durante a tarde, a montadora ainda promoverá a Feira de Oportunidades e Estágios, onde os estudantes poderão cadastrar seus currículos para futuras vagas na empresa.

No domingo, (2/2), a partir das 13h, Carlos Hess, gerente de Engenharia Elétrica, fará a palestra “Enjoy the Journey” e Bruno Figueiredo, gerente de Engenharia de Produtos, falará sobre “Aprendizado no Século 21”.  “Pela primeira vez o Brasil sediará este evento, que busca fomentar a inovação e desenvolver novas habilidades nos estudantes de Engenharia. Nosso propósito é aproximar os alunos e as universidades da empresa, fortalecendo esta atividade no país”, afirma Paulo Oliveira, gerente de Instalação de Motores da Ford América do Sul e coordenador do programa de cooperação com as universidades da Ford. Julia Bahia, coordenadora geral da “2020 Brazil Student Regional Conference”, acredita que o evento será incrível e agradece o apoio da Ford. “É muito gratificante fazer algo inédito no Brasil, e ter uma multinacional acreditando e sonhando com a gente”, comemora.

Informações da Gerência de Assuntos Governamentais e Comunicação da Ford