sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Veja a atuação do Sistema FIEB nos municípios do interior do estado em 2019

Em 2019, mesmo em meio às incertezas política e econômica, com impacto na manutenção das receitas para o Sistema S, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e as entidades que compõem a instituição mantiveram o compromisso de contribuir para o aumento da competitividade da indústria baiana.

O Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB) fechou o ano de 2019 com um total de 1.200 associados e 400 empresas cadastradas na Rede de Parceiros, que oferece serviços com desconto em toda a Bahia para seus associados. Além disso, foi atualizado o portal da Rede de Parceiros.

O Instituto Euvaldo Lodi Bahia intermediou 8.128 vagas de estágio nos municípios do interior do estado. O IV Workshop IEL de Carreiras aconteceu em Barreiras, feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro. Entre as atividades em Gestão de Carreiras e Desenvolvimento Empresarial, foram realizadas dezenas de palestras, oficinas e encontros. As ações de Jovem Aprendiz foram expandidas para as cidades de Vitória da Conquista e Feira de Santana, com previsão de expansão para a região Oeste em 2020

Entre janeiro e novembro deste ano, o Serviço Social da Indústria matriculou 48.620 matrículas, sendo 6.656 em Educação de Jovens e Adultos, 1. 782 em Educação Regular e 40.182 em Educação Continuada. Pelo programa SESI VIVA +, mais de 300 empresas foram atendidas. Já o número de estabelecimentos industriais atendidos soma 1.640, veja abaixo:

ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS ATENDIDOS PELO SESI, NO INTERIOR

Regiões até Novembro de 2019

Central - 453

Sul - 231

Norte - 285

Sudoeste - 344

Oeste - 327

Valença - 155

Total  - 1.640

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial inaugurou um Centro de Formação Profissional (CFP) em Candeias. Com investimentos da ordem de R$ 2 milhões, a unidade de ensino foi construída no bairro de Ouro Negro, em um terreno com área total de 6000 m2, doado pela Prefeitura Municipal de Candeias. A nova unidade que tem capacidade para oferecer 700 vagas em cursos de formação profissional, atuará na região com cursos em áreas como eletrotécnica, eletromecânica, mecânica, gestão, informática, logística e operação de equipamentos.

Em Feira de Santana, o SENAI inaugurou o primeiro Centro de Treinamento da Yamaha Motor do Brasil no Nordeste. A iniciativa é fruto de uma parceria com o SENAI Nacional que visa de um lado atender à rede de assistência técnica da própria companhia, bem como aproveitar o conhecimento do SENAI para assegurar a formação de profissionais qualificados para atuar no mercado de manutenção mecânica de motocicletas.

O MUNDO SENAI abriu as portas da Instituição para a comunidade. Entre os dias 21 e 22 de novembro, a edição de 2019 do Mundo SENAI promoveu uma série de atividades voltadas para um público de 9.949 participantes no interior do estado. A programação incluiu oficinas, palestras, exposições, atrações culturais e visitas guiadas, e abordou temas como Direitos Humanos, Robótica Móvel, Blockchain, Energia Solar, Internet das Coisas, Impressão 3D e outros.

Na formação por cursos profissionalizantes, o SENAI-BA matriculou mais de 40 mil alunos nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Bonfim, Conquista, Eunápolis, Feira, Guanambi, Ilhéus, Ipirá, Jacobina, Jequié, Juazeiro, LEM, Serrinha e Teixeira de Freitas. Veja abaixo:

Número de Matrículas por Modalidade

Aperfeiçoamento/Especialização Profissional - 17.954