A+ A-

Notícias

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Palestra na FIEB discute aumento de produtividade nas empresas

O aumento da produtividade das empresas foi o tema do Diálogo Industrial, evento realizado nesta terça-feira, 12.11, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). A palestra Sucesso na crise: aumento da produtividade, fazendo mais com menos, abordou a melhoria da eficiência e o desenvolvimento das lideranças e colaboradores. 

 

O engenheiro de produção e especialista em administração, Marcos Yoshikazu Kawagoe, ministrou a palestra. Foto: Divulgação.

 

Com experiência no desenvolvimento e liderança de programas para aumento de produtividade, qualidade e competitividade nas empresas, o engenheiro de produção e especialista em administração, Marcos Yoshikazu Kawagoe, ministrou a palestra e destacou alguns aspectos que precisam estar no foco das empresas que buscam melhoria da produtividade. Um deles são os processos. “Se a empresa for eficiente em cada etapa dos seus processos, vai reduzir o custoCom isso, a margem melhora e a empresa consegue passar melhor pela crise”, comentou 

 
Outros pontos importantes apontados pelo consultor foram: cultura, liderança e pessoas. Segundo ele, é preciso criar uma cultura que possa permitir a participação de todos para a melhoria. A cultura impacta na produtividade das empresas, porque, dependendo de como ela esteja, as pessoas têm receio de apontar as dificuldades enfrentadas ou até mesmo de dar ideias para aprimoramentos. Então tudo isso é preciso mudar para que se crie um ambiente favorável à mudança, à implantação de melhorias”, disse, lembrando que o papel da liderança é fundamental neste processo.  

 

Kawagoe também ressaltou a importância de se desenvolver as pessoas. “Se a empresa quer melhorar a produtividade, é necessário constantemente desenvolver pessoas para que elas se sintam aptas a fazer as mudanças necessárias”, afirmou.