terça-feira, 5 de novembro de 2019

Inaugurado no SENAI Cimatec escritório regional de Ciência e Tecnologia da Marinha do Brasil

Foi inaugurado nesta segunda-feira, 04.11, no SENAI Cimatec, o Escritório Regional de Ciência e Tecnologia da Marinha do Brasil. O escritório é resultado do acordo de cooperação científica e tecnológica assinado em janeiro deste ano entre SENAI Cimatec e a Marinha do Brasil.

O presidente da FIEB, Ricardo Alban, participou da Participaram da solenidade de inauguração do escritório. Fotos: SENAI CIMATEC.

Participaram da solenidade de inauguração o presidente da FIEB, Ricardo Alban, o diretor de Tecnologia de Inovação do SENAI Cimatec, Leone Peter e o vice-almirante e comandante do 2º Distrito Naval, Silva Lima. “A parceria do SENAI Cimatec com a Marinha do Brasil fortalece desenvolvimento científico e tecnológico no país”, destaca o presidente da FIEB, Ricardo Alban.

O acordo firmado engloba três importantes projetos em fase inicial de desenvolvimento no SENAI CIMATEC: a modernização de minas marítimas de treinamento; o projeto de uma plataforma blindada de patrulha de alto desempenho (Lancha Kirimurê); e ainda o desenvolvimento de veículos autônomos submarinos (Autonomous Underwater Vehicle - AUV) e de superfície (Autonomous Surface Vehicle - ASV).

Congresso

Promovido pela Marinha do Brasil, Congresso tem como objetivo apresentar novas tecnologias e equipamentos.

Até esta quarta-feira, 06.11, o SENAI Cimatec sedia o II Congresso Internacional de Contramedidas de Minagem. Promovido pela Marinha do Brasil, com apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o evento tem como objetivo apresentar novas tecnologias e equipamentos, bem como aprofundar conhecimentos e estimular a troca de informações entre as diversas organizações, instituições e empresas envolvidas no âmbito das operações militares navais. Participam do Congresso representantes de 10 países, entre militares de outras marinhas, pesquisadores e representantes de empresas do setor de defesa e segurança.