A+ A-

Notícias

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Sindicatos do vestuário e SESI realizam exames para trabalhadoras do setor

Mais de 200 colaboradoras do setor de vestuário, com idades entre 45 e 69 anos, realizaram exames de mamografia gratuitos na ação Outubro Rosa, uma parceria dos sindicatos da indústria de vestuário de Salvador e Feira de Santana com o Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
 

Unidade móvel do SESI atendeu trabalhadoras do setor de vestuário no Condomínio Bahia Têxtil. Foto: Divulgação.


Na capital baiana, a quarta edição da iniciativa atendeu mais de 100 trabalhadoras do segmento, nos dias 29 e 30 de outubro, no Condomínio Bahia Têxtil, na Cidade Baixa. “É uma ação de atenção e valorização das colaboradoras do setor. A iniciativa é voltada para o cuidado com a saúde e facilita o acesso delas ao exame de mamografia”, destaca a vice-presidente do Sindicato da Indústria de Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria do Estado da Bahia (Sindvest), Eunice Habibe.

Já em Feira de Santana, a ação ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro, na unidade do SESI no município, onde mais de 100 funcionárias de empresas do setor foram atendidas. “Além de possibilitar que essas colaboradoras tenham acesso ao exame e às orientações sobre a saúde, há um acompanhamento do SESI nos casos que apresentam alterações”, ressalta o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest Feira), Edison Nogueira.
 

Em Feira de Santana, a ação ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro, na unidade do SESI no município. Foto: Divulgação


Durante as ações em Salvador e em Feira de Santana, as trabalhadoras do setor puderam se informar sobre o câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Em uma ação educativa, além de orientar sobre o autoexame, um enfermeiro especialista do SESI alertou sobre a saúde da mulher, destacando a importância do estilo de vida, com a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos, para a prevenção da doença.

“Além de realizar os exames de mamografia, a ação Outubro Rosa é um momento de atenção com a saúde da mulher de forma global. Depois do exame, aquelas que precisam são encaminhadas para outros procedimentos, uma vez que os resultados são monitorados”, explica a enfermeira e coordenadora da área de Promoção da Saúde do SESI Lucaia, Ângela Magalhães.