A+ A-

Notícias

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Bancada Feminina da Câmara conhece SESI e SENAI Cimatec

Com o objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido em educação e formação profissional nas unidades do SESI e do SENAI Bahia, uma comitiva de parlamentares da Bancada Feminina da Câmara Federal visitou a capital baiana nesta sexta-feira, 06.09. A iniciativa faz parte do Programa Conhecendo a Indústria, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e contemplou visita técnica à Escola SESI Djalma Pessoa, SENAI Cimatec e também à unidade do Grupo O Boticário.
 

Grupo visitou a Escola SESI Djalma Pessoa e laboratórios do SENAI Cimatec. Foto: Gilberto Jr/Coperphoto/Sistema FIEB

Acompanhadas dos presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, além do diretor do SESI e SENAI Nacional, Rafael Lucchesi, as deputadas Aline Gurgel (Republicanos/AP), Edna Henrique (PSDB/PB), Elcione Barbalho (MDB/PA) conheceram os projetos de educação desenvolvidos na Escola SESI Djalma Pessoa e os laboratórios do SENAI Cimatec. Na visita ao SENAI, a comitiva também foi integrada pela deputada Lídice da Mata (PSB/BA).

A deputada Aline Gurgel ficou impressionada com o que viu. “O trabalho do SESI e SENAI é um orgulho para o nosso país. Sou defensora dos jovens e das mulheres e vejo que SESI e SENAI vêm fazendo um papel social relevante na qualificação, capacitação e inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho”, disse a deputada, que pretende levar estas boas práticas para o país, a partir das atividades que desenvolve no parlamento.

Para a deputada Elcione Barbalho (MDB/PA) foi uma grata surpresa conhecer os projetos que o SESI Bahia desenvolve em educação. Ela visitou os laboratórios de robótica e iniciação científica e se disse impactada com tudo o que está sendo feito com estas estudantes. “Trabalhei no SESI nos anos 1970, e cuidava da área de educação, mais especificamente, na época, a gente trabalhava com a alfabetização de adultos. E neste novo momento estou impactada com o que vi, com o avanço, o estudo, as descobertas que mostram que a gente tem que investir cada vez mais nos jovens”.

O presidente da FIEB, Ricardo Alban, avalia a importância de mostrar aos parlamentares o trabalho desenvolvido pelo Sistema S. “É uma oportunidade de mostrarmos tudo de melhor que fazemos. Quanto mais pudermos atrair deputados para conhecer o trabalho que realizamos sabemos que teremos neles a nossa principal razão de defesa”.

Para Rafael Lucchesi, os parlamentares não conhecem bem o Sistema S, assim como o trabalho excepcional que SESI e SENAI desenvolvem em educação básica e profissional. “Temos experiências que podem servir de modelo para educação pública, em especial na área de educação articulada entre ensino regular e profissional”, reforçou. Ainda segundo Lucchesi, a visita foi uma oportunidade de mostrar equipamentos da Bahia que se destacam pelo nível de excelência que apresentam.

Após a visita ao SESI, os parlamentares conheceram o SENAI Cimatec e a programação foi encerrada coma visita ao Grupo Boticário. O superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, acompanhou a visita.