quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Empresários do segmento de vestuário concluem capacitação de Inboud Marketing

Parceria do Sebrae, Sindivest BA e IEL capacitou e orientou 20 empreendedores de Salvador

Vinte empreendedores do segmento de vestuário de Salvador concluíram, na noite da última quarta-feira, 4 de setembro, o “Curso de Planejamento de Marketing: dos Fundamentos Tradicionais ao Inboud Marketing”. A ação aconteceu por conta da parceria entre o Sebrae Bahia, Sindicato da Indústria de Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria do Estado da Bahia (Sindvest BA) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

De acordo com a vice-presidente do Sindvest BA, Maria Eunice de Souza, a capacitação de três meses foi essencial para traçar o perfil das empresas e perceber o estágio do setor no meio digital. “Foi importante para perceber o quanto o setor precisa caminhar para atingir os objetivos”, afirma.

Durante o curso, os empreendedores também contaram com uma consultoria individualizada, que orientou sobre a adoção de práticas para a performance do negócio na internet, bem como perceber a viabilidade do investimento no meio digital.

Foi o caso da empresa R-Top Atacado e Varejo. A proprietária Renata Menezes conta que, com o andamento do curso e das consultorias, foi percebendo que o ideal, no seu caso, era investir em tecnologias para a loja física.

“Foi importante para que eu pudesse entender sobre o e-commerce de forma geral. Percebi que, no caso do meu negócio, o melhor era investir ainda mais nas lojas físicas”, comenta. A empresa de Renata é piloto no serviço de Loja Física Inteligente, oferecido pela solução Varejo Digital, do Sebrae.

Também participante da ação, a empreendedora Goya Lopes, que atua no mercado com a Design Brasileiro há mais de 30 anos, falou da importância de entender um pouco mais sobre o marketing digital para aplicar no seu negócio.

“Eu já tinha a loja online há três anos, mas agora estou entendendo todo o processo. Tinha uma pessoa que estava acompanhando, mas eu não sabia como era e o curso e a consultoria foram importantes para mostrar pontos que deveriam ser melhorados e melhor norteados”, completa.

Varejo Digital

Durante o evento de encerramento, o coordenador de Comércio e Serviços do Sebrae Bahia, Ítalo Guanaes, falou sobre a solução Varejo Digital e como as empresas podem fomentar a presença digital por meio da consultoria Aceleração Digital e os serviços de mídias sociais, loja física inteligente, tour virtual e e-commerce. Ele reforçou a importância não somente da tecnologia, mas também das pessoas para o processo de transformação digital nas micro e pequenas empresas.

“As empresas precisam mudar a maneira como se relacionam com a tecnologia, com os processos e como organizam o negócio”, reiterou.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia