segunda-feira, 15 de julho de 2019

SENAI é parceiro em programa de capacitação de mulheres para construção civil em Salvador

A prefeitura de Salvador lançou, nesta segunda-feira (15), o piloto do programa Marias na Construção, que vai oferecer cursos de qualificação profissional do SENAI, na área da construção civil, para mulheres da capital baiana. Estiveram presentes no evento o prefeito ACM Neto e o vice, Bruno Reis, além das secretárias nacional e municipal de Políticas para Mulheres, Cristiane Brito e Rogéria Santos, respectivamente; o superintendente regional da Caixa Econômica, Lídio Mota; e o diretor do SENAI Bahia, Rodrigo Alves.

Marias capa.jpg

O prefeito ACM Neto segura o tijolo que simboliza a pedra fundamental do programa. Ao lado direito dele na imagem, as secretárias nacional e municipal de Políticas para Mulheres, Cristiane Brito e Rogéria Santos, o vice-prefeito Bruno Reis e o diretor do SENAI Bahia, Rodrigo Alves. Fotos: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB.

O lançamento aconteceu no Campo da Pronaica, em Cajazeiras X, bairro onde o programa está sendo iniciado, com 100 mulheres.  A formação de pedreira polivalente terá carga horária de 160 horas. As aulas teóricas serão ministradas numa das 20 unidades móveis do SENAI-BA. “O objetivo é contribuir para que a população feminina da capital tenha mais chances de se empregar, ocupando espaços onde os homens ainda são maioria”, disse Rodrigo Alves.

De acordo com o prefeito de Salvador, dentro de pouco tempo o programa poderá ser ampliado para outros bairros. “Sabemos que, em função da discriminação, as mulheres acabam sendo excluídas de muitas oportunidades de trabalho. Queremos acabar com esse fosso, investindo na qualificação e preparação da mulher para o mercado”, afirmou ACM Neto.

Trabalhando há dois anos como eletricista de redes de alta voltagem, Jamile Souza, 36, sabe que apostar em qualificação é a chave para a empregabilidade. Sendo uma das duas mulheres da turma do curso de Redes de Distribuição, oferecido na unidade Dendezeiros do SENAI, ela viu sua vida prosperar num meio majoritariamente masculino e deseja seguir crescendo na profissão. “Não tinha experiência na área técnica, mas o alto nível da qualidade do curso me possibilitou ter a oportunidade de ser contratada e, agora, não paro mais”, assegura.

Jamile.jpg

A eletricista de redes de alta voltagem, Jamile Souza, encontrou seu caminho profissional depois de um curso no SENAI.

Autonomia – As secretárias nacional e municipal de Políticas para Mulheres, Cristiane Brito e Rogéria Santos, destacaram que o Marias na Construção tem como meta também contribuir para a independência financeira das mulheres. “O Brasil é o 5° país no mundo que mais mata mulheres, e a dependência econômica é um dos fatores que as mantém presas aos agressores”, lamentou Cristiane Brito, que garantiu estar empenhada no enfrentamento da violência contra as mulheres.

Na ocasião, a titular da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos, entregou ao prefeito um projeto de Lei que prevê a contratação de 5% de mulheres em obras da administração municipal da capital baiana. “A mulher vem crescendo e ocupando espaços como nunca antes se viu, mas precisamos impulsionar estas conquistas com educação e trabalho”, pontuou.

Em abril, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia – Sinduscon-BA (filiado à Federação das Indústrias do Estado da Bahia) a SPMJ e a Secretaria Municipal da Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) de Salvador assinaram protocolo para fomentar a empregabilidade de mulheres na Construção Civil. As instituições se comprometem a conjugar esforços para aumentar a participação de mulheres neste mercado.

Inscrições e aulas – Para se inscrever é preciso ser maior de 18 anos, ter concluído o 5º ano do Ensino Fundamental I (antiga 4ª série), além de entregar cópias de RG, CPF, comprovante de renda e escolaridade, no primeiro dia de aula. Mais informações sobre inscrições e detalhes sobre o curso podem ser acessados pelo site www. mariasnaconstrucao. salvador. ba. gov. br.