terça-feira, 11 de junho de 2019

Empresas baianas se destacam no Prêmio Nacional de Inovação

As empresas baianas BMD Têxteis e Topos Informática estão entre as vencedoras da sexta edição do Prêmio Nacional de Inovação, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A cerimônia de premiação aconteceu segunda-feira (10.06), em São Paulo. Ao todo, 15 empresas de sete estados tiveram seus esforços em inovação reconhecidos.

Entre as médias indústrias, a BMD Têxteis, que fabrica tecidos técnicos e geossintéticos, foi reconhecida na categoria Inovação de Processos. Já a empresa Topos Informática foi vencedora em duas categorias entre as empresas de pequeno porte: Inovação Organizacional e Gestão da Inovação. A empresa atua há mais de 25 anos nos setores público e privado prestando serviços nas áreas de tecnologias da informação e comunicação, além de desenvolver softwares e outras soluções de caráter tecnológico.

As duas empresas baianas são apoiadas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA) na gestão da inovação e adotaram a tecnologia JOIN – Jogo da Inovação, desenvolvida para sistematizar a gestão da inovação em empresas de todos os portes.

Confira os cases

BMD Têxteis

Entre as médias indústrias, a BMD Têxteis foi reconhecida na categoria Inovação de Processos.  Foto: Agência de Notícias CNI

A principal inovação em processos da BMD Têxteis foi o desenvolvimento de uma máquina automática capaz de substituir outros quatro equipamentos nas atividades de furar, estampar e costurar tecidos.  A inovação possibilitou ganhos na produção de lonas, redução de custos na operação e propiciou mais segurança aos trabalhadores. A empresa também desenvolveu um pigmento líquido para o subprocesso de pintura de produtos em parceria com seu fornecedor. O projeto permitiu uma redução de tempo de setup de máquinas e redução também do lote econômico de produção.

Topos Informática

A Topos Informática foi vencedora em duas categorias entre as empresas de pequeno porte. Foto: Agência de Notícias CNI.

A principal inovação organizacional realizada pela empresa foi a implementação de um novo modelo de negócio baseado na lógica de aceleração de startups e geração de spin-offs. O modelo, chamado “GetIN”, funciona como uma unidade de apoio administrativo, auxiliando na gestão das diferentes linhas de negócios, bem como um mecanismo de geração de spin-offs e aceleração de startups para os múltiplos novos negócios desenvolvidos pela organização. Devido à inovação, a empresa captou novos clientes, aumentou o portfólio de ofertas e obteve significativos impactos positivos no faturamento.

Na área de gestão da inovação, a Topos Informática criou um “Espaço da Inovação”, onde os colaboradores podem discutir e desenvolver ideias para novos projetos, e implantou um “Portal de Inovação”, conseguindo o engajamento de todos os colaboradores, em todos os níveis organizacionais, no processo de inovação. O portal foi tão bem-sucedido que agora se tornou um produto da Topos e já é oferecido ao mercado.

Sobre o prêmio

O Prêmio Nacional de Inovação é dividido em três modalidades, definidas por porte das empresas. Cada modalidade conta com as categorias Gestão da Inovação e Inovação, sendo que esta última tem quatro subcategorias: produto, processo, organizacional e marketing. Nesta edição também foram reconhecidas empresas que promoveram práticas inovadoras em saúde e segurança do trabalho (SST).

Todos os vencedores participarão de imersão internacional em ecossistema de inovação. Além disso, aqueles que ficaram em primeiro lugar nas categorias de produto e processo terão R$ 150 mil pré-aprovados para desenvolver projetos por meio do Edital de Inovação para a Indústria – iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI) e Sebrae.

*Com informações da Agência de Notícias CNI