quarta-feira, 22 de maio de 2019

Sindipeças promove curso sobre lean manufacturing na prática

Como aumentar a produtividade, melhorando a qualidade e reduzindo os desperdícios? Foi o que aprenderam os participantes do curso Lean Manufacturing na Prática - Game Lean, promovido pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças-BA), nos dias 21 e 22 de maio, no SENAI Cimatec, em Salvador.

Ministrada pelo engenheiro José Augusto dos Santos, a capacitação apresentou os conceitos relacionados à manufatura enxuta. Foto: SENAI Cimatec

Com carga horária de 16h, a capacitação apresentou os conceitos relacionados à manufatura enxuta, com a simulação de game lean, uma espécie de maquete que simula uma linha de montagem de carros. Desta forma, os participantes do curso vivenciaram a melhoria da qualidade da produção, reduzindo os desperdícios e aumentando a produtividade sem representar gastos a mais para a empresa.

“O treinamento é voltado para a melhoria da produtividade e qualidade na indústria. A ideia é que os participantes saiam do treinamento sabendo aplicar isso no dia a dia da empresa. Eles vão visualizar, de forma simples, que não são necessárias grandes ferramentas tecnológicas para promover essas mudanças. É preciso foco e uso de instrumentos básicos que já fazem parte do contexto deles, como o 5S, por exemplo”, explica José Augusto dos Santos, instrutor do curso, que há 25 anos atua com melhoria contínua.

A capacitação Lean Manufacturing na Prática - Game Lean faz parte do portfólio do Instituto Sindipeças de Educação Corporativa, que engloba soluções educacionais nas áreas de Gestão de Mercado; Gestão de Negócios; Gestão de Pessoas; Inovação e Sustentabilidade; e Manufatura e Supply Chain.