sexta-feira, 12 de abril de 2019

SENAI Cimatec recebe visita de representantes do Ministério da Defesa

Uma comitiva formada por representantes do Ministério da Defesa visitou nesta quarta-feira (10/abr) as instalações do SENAI Cimatec. Os representantes conheceram alguns laboratórios e projetos desenvolvidos no Campus. A visita teve como objetivo conhecer a infraestrutura do Centro Tecnológico e da Escola Técnica para reformulação do Projeto Soldado Cidadão.

A comitiva conheceu alguns laboratórios e projetos desenvolvidos no SENAI Cimatec. Foto: André Santos / SENAI Cimatec

A comitiva, formada pelos Coronéis Márcio Callafange, Fernando Penasso e Gustavo Gomes, além de outros representantes das Forças Armadas Brasileira, foi recebida pelo Presidente do Conselho de Defesa da Federação das Indústria do Estado da Bahia (FIEB), Luiz Hermida, pelo diretor-adjunto de Tecnologia e Inovação do SENAI Cimatec, Luis Breda e pelo gerente da Escola Técnica do SENAI Cimatec, Sérgio Martins.

“Pretendemos incluir no currículo dos cursos aulas de empreendedorismo e civismo, além da inclusão dos princípios da Indústria 4.0 e suas inovações no mercado de trabalho, e gestão do conhecimento. Acredito que esses novos conceitos prepararão melhor nossos alunos do projeto”, afirmou Coronel Gustavo Gomes, em sua apresentação.

Após a apresentação dos representantes do Ministério da Defesa, Luis Breda destacou a importância do SENAI Cimatec no cenário mundial. "O SENAI Cimatec trabalha com um modelo inovador a nível mundial que integra no mesmo espaço uma Escola Técnica, um Centro Universitário, vários Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento, com grande transversalidade e capacidade de integrar competências. Temos parcerias com os principais centros de inovação no mundo como Frauenhoffer, DFKI e outros".

A visita fez parte da agenda do Ministério da Defesa a cidade do Salvador, que incluiu visita as unidades militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, para conhecer uma instituição de ensino que forme alunos antenados às mudanças tecnológicas e capacite profissionais para a indústria brasileira.

Os representantes do Ministério conheceram a Fábrica Modelo Brasil, primeira da América Latina, a Planta de Manufatura Avançada com Segurança Cibernética Industrial, o Laboratório de Polímeros, o Laboratório de Eletrônica Embarcada e o Laboratório de Testes Aeronáuticos, em parceria com a Embraer.

Projeto Soldado Cidadão

O Projeto Soldado Cidadão tem como objetivo qualificar profissionalmente os militares que prestam o serviço militar inicial e os cabos e soldados, realizando o serviço militar voluntário, complementando a formação cívica-cidadã e facilitando o ingresso no mercado de trabalho, após o período dentro das Forças Armadas.

O projeto funciona desde 2004 e abrange todo o território nacional. Na Bahia, a Escola Técnica do SENAI será parceira na capacitação dos jovens que estão deixando a farda para retornar à vida civil. Serão oferecidos cursos em conformidade com a demanda do mercado de trabalho regional e com carga horária mínima de 160 horas.

Entre as áreas de qualificação disponibilizadas aos recrutas estão: telecomunicações, mecânica, alimentação, construção civil, artes gráficas, confecção, têxtil, eletricidade, comércio, comunicação, transportes, informática, vigilância, pintura e saúde.  A capacitação inclui também noções básicas de empreendedorismo, ética e cidadania.