segunda-feira, 1 de abril de 2019

Benchmarking apresenta boas práticas sindicais no Rio de Janeiro

FIEB foi representada por diretor do Sindsucos; iniciativa apresenta cases de sucesso e troca de boas práticas sindicais

O encontro reuniu lideranças sindicais de todo o país na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Foto: Divulgação.

O Rio de Janeiro sediou a primeira edição de 2019 do Benchmarking Sindical, realizado no dia 27.03, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O encontro reuniu lideranças sindicais de todo o país e contou com a presença do diretor do Sindicato da Indústria Alimentar de Congelados, Sorvetes, Sucos Concentrados e Liofilizados do Estado da Bahia (Sindsucos-BA), Igor Freire, que representou a FIEB.

A iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é realizada pela CNI em parceria com as Federações e tem por objetivo levar um grupo de lideranças para realizar visitas a sindicatos com boas práticas que tenham potencial de replicabilidade e fortaleçam a atuação de outros sindicatos.

O Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa/RJ) foi escolhido para compartilhar sua boa prática no 5º Benchmarking Sindical. Cases de sucesso em sustentabilidade sindical e energética, em comunicação, negociação coletiva e política de benefícios aos associados foram algumas das boas prática apresentadas no encontro.

Para o diretor baiano, a experiência foi bastante proveitosa. “Embora se tratasse de boas-práticas de um setor diferente do nosso, foi possível identificar algumas ações possíveis de adequação ao nosso sindicato”, pontuou Freire.

Em 2018, as edições do Benchmarking Sindical ocorreram em Blumenau/SC, Campina Grande/PB, Fortaleza/CE e Porto Alegre/RS.