sexta-feira, 22 de março de 2019

Candeias ganha centro de formação profissional do Senai

Solenidade de inauguração do SENAI Candeias Fotos Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB

Candeias ganha centro de formação profissional do SENAI

Foi inaugurado nesta sexta-feira, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, o Centro de Formação Profissional (CFP) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-BA). A unidade foi inaugurada pelo diretor regional do SENAI-BA, Rodrigo Vasconcelos, com a presença do prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina, representantes da Câmara de Vereadores e secretários municipais.

Com investimentos da ordem de R$ 2 milhões, a unidade de ensino foi construída no bairro de Ouro Negro, em um terreno com área total de 6000 m2, doado pela Prefeitura Municipal de Candeias. O empreendimento de 417 m² conta com dois pavimentos educacionais e ofertará programas de formação profissional, com 4 salas de aula, 1 sala de informática e 1 sala de leitura, além do galpão integrado com 225 m² onde serão realizadas aulas práticas.

A nova unidade, que tem capacidade para oferecer 700 vagas em cursos de formação profissional, atuará na região com cursos em áreas como eletrotécnica, eletromecânica, mecânica, gestão, informática, logística e operação de equipamentos.

A unidade, que já está em operação desde o mês de janeiro de 2019, oferecendo cursos de qualificação profissional, resultado de um contrato com a prefeitura e que prevê formar, em 2019, 25 turmas de qualificação profissional, totalizando 540 alunos. Os cursos são gratuitos e destinados a pessoas de baixa renda, cadastradas no bolsa família no município ou em situação de vulnerabilidade social.

Além da parceria com o município, o SENAI também está com dois cursos de aprendizagem industrial em Assistente de Produção e Assistente Administrativo, totalizando 160 vagas gratuitas. A previsão é que em maio o SENAI abra inscrições para cursos de qualificação profissional em áreas como operação de empilhadeira, eletricista e em segurança do trabalho, dentre outros, conforme a demanda do mercado profissional.

CFP Candeias tem capacidade para atender até 700 alunso nos três turnos

Na inauguração, o diretor-regional do SENAI Bahia, Rodrigo Alves, destacou a importância do apoio da prefeitura para viabilizar o investimento em educação na região e também o quanto a presença do SENAI em Candeias terá impacto positivo para as indústrias instaladas na região. "Nossa expectativa agora é fortalecer a parceria com as empresas industriais locais e atender às necessidades do mercado em formação profissional".

O prefeito ressaltou estar realizando um sonho de toda a classe política do município com a inauguração do Centro de Formação Profissional, uma antiga reivindicação da comunidade de Candeias. Ele destacou a importância de oferecer às indústrias da região um equipamento que vai garantir a formação qualificada de mão de obra. "Os empresários que vinham para Candeias reclamavam da falta de qualificação e capacitação dos nossos jovens e agora nós temos a oportunidade, com a presença do SENAI, de virar esta página e ampliar os horizontes para os jovens da nossa comunidade. Isso representa muito para nossa cidade”, ressaltou o prefeito Pitágoras Ibiapina.

Representando a presidência da Câmara de Vereadores, o vereador Gil Santos lembrou que a proposta de doação do terreno ao SENAI para construção do CFP foi aprovada por unanimidade na Casa Legislativa, mostrando que as diferenças políticas foram esquecidas para construir um projeto maior que chega para beneficiar a todos.

NOVOS HORIZONTES

Aluno de uma das primeiras turmas do curso de preparação em eletricista residencial e predial, Jeferson Gonçalves dos Santos, 37 anos, está empolgado com as novas possibilidades que estão surgindo graças à nova formação. “Eu já atuava no mercado como profissional autônomo fazendo manutenção de equipamentos de informática e segurança eletrônica. O meu trabalho mexe muito com eletricidade e este curso me preparou para atuar nesta área. Além disso, por se tratar de um curso do SENAI, uma instituição de credibilidade no mercado, meus clientes passaram a valorizar ainda mais o meu trabalho”, conta Jeferson, que já está concluindo a formação, que foi financiada pela prefeitura.

A opinião é compartilhada por outro concluinte, Jacson Pereira dos Santos, 35 anos, que está desempregado desde 2014 e que está apostando nesta formação para retornar ao mercado de trabalho. Formado em eletromecânica ele não tem conseguido emprego e com a nova formação ele está tendo condições de realizar serviços na área como autônomo. “Com esta formação, quando a gente vai entrar em contato com o cliente a gente chega com outro embasamento e postura e isso é fundamental para dar credibilidade e valorizar nosso trabalho”, acrescenta. Para ele, a parceria entre a prefeitura e o SENAI é um ganho para toda a comunidade de Candeias.

Para o professor Gildásio Schrmann Santos, a experiência de poder ajudar as pessoas a melhorarem sua formação é gratificante. Ele explica que a formação na área elétrica é bem remunerada no mercado e é uma boa oportunidade para quem está em busca de uma formação.