terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Elevadas tarifas em portos e aeroportos são o problema mais crítico para os exportadores

Custo é considerado muito impactante por 51,8% das empresas exportadoras. Pesquisa da CNI avaliou a criticidade de 50 entraves às exportações brasileiras e apresenta um raio-x dos problemas enfrentados pelas empresas

As elevadas tarifas cobradas por portos e aeroportos são o principal problema enfrentado por empresas brasileiras que operam no comércio exterior. Essas tarifas são consideradas muito impactantes por 51,8% das empresas exportadoras, numa escala de criticidade que vai de um a cinco.

No Nordeste, o custo do transporte internacional – da saída do Brasil até o país de destino – é o entrave considerado mais crítico. Na sequência, se destacam o custo do transporte doméstico e os juros elevados para financiamento ao investimento na produção. Leia a matéria completa aqui.