quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Workshop debate tendências para mercado de cosméticos

Essências para cosméticos, inovação em embalagens e mercado masculino foram algumas das tendências e atualidades do mercado de beleza discutidos no Workshop Atualidade Cosmética, realizado no dia 05.11, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). O evento teve apoio do Sindicato das Indústrias de Cosméticos e Perfumaria do Estado da Bahia (Sindcosmetic-BA).

O consultor Elton Kojo Morimitsu (esq.) esclareceu dúvidas do público durante o Workshop Atualidade Cosmética. Foto: Íris Moreira Leandro

Uma das promessas para o setor são os produtos premium, tema da palestra Premiunização do setor de beleza na América Latina, ministrada pelo analista Elton Kojo Morimitsu, consultor consumer da Euromonitor Internacional, empresa de consultoria de inteligência estratégica. Segundo ele, o segmento representa 5% do mercado brasileiro de produtos de beleza e cuidados pessoais. “Quando classificamos um produto como premium, não estamos falando apenas de precificação. Envolve também outros aspectos como posicionamento de marca e canais de distribuição diferenciados, por exemplo”, explicou.

Morimitsu destacou que os consumidores brasileiros têm buscado estes produtos e estão dispostos a gastar mais por eles. “Para alguns produtos o consumidor tem feito trocas e economizado, mas para outras categorias eles estão dispostos a gastar mais. Esta é uma tendência identificada em diversos segmentos, inclusive no mercado de beleza”, comentou.

O presidente do Sindcosmetic-BA, Raul Menezes, destacou que as empresas precisam investir em produtos diferenciados. Foto: Íris Moreira Leandro.

Investir em produtos diferenciados é um caminho para as empresas baianas, de acordo com o presidente do Sindcosmetic-BA, Raul Menezes. “O mercado está crescendo, mas está ficando seletivo. O empresário que se atualizar, investir em inovação e buscar canais diferenciados de distribuição tende a se destacar e crescer”, ressaltou.