segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Participantes do PQF compartilham experiências em liderança

A troca de experiências entre empresas é uma importante ferramenta para ampliação de conhecimento e também contribui para o fortalecimento da rede de relacionamentos. Ciente disto, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA) promoveu, no dia 30.10, no Hub Salvador, o evento Coworking Day, com o objetivo de promover a troca de experiências entre empresas participantes do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF).

“Este é um momento de interação entre as empresas do PQF, para que participantes possam trocar informações e aprender como boas práticas foram implementadas em outras organizações. Além do networking, os representantes das empresas podem ver como um desafio foi superado e este exemplo serve de inspiração”, explicou o superintendente do IEL, Evandro Mazo.

Mais de 20 representantes de empresas participantes do PQF estiveram no evento, e discutiram temas comuns na área de liderança durante o World Café.  Entre eles estava Denise Salém, sócia e diretora financeira do grupo Mafesa, do setor da construção civil. “Quando acontece algo na nossa empresa, a gente acha que só acontece no nosso ramo. Como este evento reuniu empresas de áreas diferentes, percebemos que os problemas são parecidos. Então a gente usa a experiência do outro a nosso favor e tenta aplicar na nossa empresa”, comentou.

A iniciativa contou, ainda, com palestra do diretor da planta Assa Abloy na Bahia, Leandro Perroni, que falou sobre liderança em tempo de crise. Ele destacou características importantes para uma liderança, como transparência, ética, respeito, reconhecimento e empatia. “O recurso mais importante de qualquer negócio são as pessoas. É importante manter o foco e fazer com que os colaboradores sejam parte do negócio, entendam onde estão e onde querem chegar. Sempre que o colaborador sente que é importante para o negócio, ele dá o seu melhor, porque quer crescer junto com a empresa”, destacou.

Melhorias

O Coworking Day tem como objetivo a troca de experiências e é uma das iniciativas que passarão a fazer parte do PQF a partir de 2019. “Os empresários enfrentam realidades semelhantes. Então nada melhor do que um ajudar o outro com a troca de conhecimentos”, comenta a coordenadora do programa, Maihara Caramés.

Desenvolvido na Bahia desde 2005, o PQF já atendeu mais de 500 empresas.  No próximo ano, o programa terá outras novidades. Na parte de qualificação, além das oficinas presenciais, as empresas também contarão com conteúdos on line, com vídeo-aulas que serão disponibilizadas gradualmente pelo IEL em uma plataforma digital. Já na parte de consultoria, será implementado o acompanhamento a distância do plano de ação traçado. Outra novidade são as Rodadas de Negócios on line.