quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Líderes da Indústria Cerâmica se reúnem em Intercâmbio Setorial

Presidentes de sindicatos da indústria cerâmica de todo país estiveram reunidos nestas terça e quarta-feira (09 e 10.10), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, para mais uma edição do Intercâmbio de Lideranças Setoriais, promovido pela CNI como parte das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).

Presidentes de sindicatos da indústria cerâmica de todo o país participaram do evento em Brasília. Foto: Miguel Ângelo/CNI.

Além de discutir os principais desafios e oportunidades para o setor, durante o 4º Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria Cerâmica, os presidentes foram apresentados a áreas técnicas da CNI e levantaram estratégias para fortalecer a atuação das entidades junto aos poderes públicos. A programação contou, ainda, com uma visita técnica ao Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM, onde os dirigentes foram recebidos pelo Diretor Geral, Victor Hugo Bicca. Na oportunidade, trataram do passivo fiscal existente sobre a cobrança da Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais (CFEM) relativa à exploração mineral da argila.

Nesta edição, o presidente do Sindicer-BA, Jamilton Nunes, foi convidado a compartilhar a boa prática do sindicato baiano, com a conquista da isenção da cobrança da anuidade do CREA-BA referente à atividade da Indústria Cerâmica. A sentença, proferida em 2013, beneficia exclusivamente as cerâmicas associadas. “Além de beneficiar as empresas com a isenção deste pesado encargo para as Indústrias Cerâmicas, esta conquista é, para o sindicato, mais uma vantagem para fidelização e aproximação de novos associados”, comentou.

Seguindo a programação de Intercâmbios de Lideranças Setoriais de 2018, o próximo setor a se reunir é o da Indústria da Plástica, dias 25 e 26 de outubro.