quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Boas práticas em ensino e aprendizagem são apresentadas no Fórum de Estágio da Bahia

Mais do que se ocupar de trabalhos burocráticos, o novo estagiário está focado em descobrir soluções inovadoras para empresas. Essa tendência foi ressaltada nesta quarta-feira, dia 25.09, pelo diretor acadêmico de Graduação da Faculdade de Informática e Administração Paulista, Wagner Sanchez, que ministrou palestra em evento promovido pelo Fórum de Estágio da Bahia, em parceria com o IEL.

o fórum de discussão teve como objetivo debater o tema “O processo de Transformação Ensino-aprendizagem”. Foto: Valter Andrade / Coperphoto / Sistema FIEB

“O estágio hoje no Brasil precisa de uma reinvenção. Hoje temos muitas empresas usando o canal do estágio para contratar jovens e deixá-los em atividades não fundamentais”, ressaltou Sanchez, que defende que o estágio seja algo de fato agregador para a carreira do jovem. Para ele, é possível ter outros modelos de captação e de formulação de estágio. “Principalmente, quando a gente olha para os desafios reais que essas empresas hoje enfrentam”, disse Sanchez.

Segundo ele, o padrão adotado pela Fiap é de dar aos alunos desafios reais para que possam resolver. “Nesse processo, que dura entre 8 meses e um ano, as empresas já fazem seleção de alunos ali mesmo e conseguem muitas vezes contratar o jovem junto com uma grande solução”, afirma.

Realizado no auditório da FIEB, o fórum de discussão teve como objetivo debater o tema “O processo de Transformação Ensino-aprendizagem” e compartilhar boas práticas e novos conceitos com representantes de instituições de ensino da Bahia que mantêm parceria com o IEL.

“Tivemos a oportunidade de conhecer as boas práticas que a Fiap tem implementado na formação dos estudantes e trouxemos ao fórum para discutir as melhores formas de engajar e motivar os estudantes para os seus cursos”, assinala o superintendente do IEL-BA, Evandro Mazo.

Professores que participaram do evento elogiaram a iniciativa. “O fórum trouxe vários exemplos de conceitos inovadores e desafios para o relacionamento com as empresas”, afirmou a coordenadora do Centro de Carreiras da Unijorge, Ana Rita Barros.

Professora do curso de Administração do Colégio Estadual Cidade de Curitiba, Aline Tahise Feitosa declarou que vai compartilhar o conhecimento adquirido no fórum e que está ansiosa por outros eventos do gênero. “Gostei muito da abordagem. O perfil dos nossos alunos mudou e com o uso das novas tecnologias temos que nos adaptar às mudanças”, afirmou.