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quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Palestra na FIEB orienta empresários sobre eSocial

Todas as empresas terão que prestar contas ao eSocial, de forma integrada e obrigatória, a partir de janeiro de 2019. Mas as dúvidas em relação ao novo sistema ainda existem. Para orientar empresários e representantes de empresas baianas sobre o assunto, o Serviço Social da Indústria (SESI-Bahia), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), promoveu a palestra Desvendando o eSocial – Uma abordagem Teórica e Prática, nesta quinta-feira, 13.09.

Palestra foi ministrada pelo contador e consultor de empresas especializado nas áreas Trabalhista e Previdenciária, Heleno Rocha. Foto: Valter Andrade/Coperphoto/Sistema FIEB

“Este tema é importante para todas as empresas e ainda traz dúvidas. O foco é justamente orientar sobre como se preparar para atender os requisitos do eSocial”, explicou a gerente de Saúde e Segurança no Trabalho do SESI, Maria Fernanda Lins, ressaltando que a instituição oferece produtos e serviços para apoiar as empresas neste desafio. Uma delas é o SESI Viva +, ferramenta desenvolvida para auxiliar as empresas na gestão do eSocial, em especial, as obrigações relativas à Segurança e Saúde do Trabalho (SST).

A palestra sobre o eSocial foi ministrada pelo contador e consultor de empresas especializado nas áreas Trabalhista e Previdenciária, Heleno Rocha, que falou sobre a mudança no perfil do profissional da área de Recursos Humanos, com a chegada do novo sistema. “Hoje, não existe mais a possibilidade de um profissional de RH que não conheça a legislação, ou que seja apenas um operador de sistema. O profissional tem que conhecer a lei na íntegra, entendendo que existem prazos, multas e penalidades”, destacou.

Rocha ressaltou, ainda, a necessidade da integração entre departamentos da empresa para evitar problemas com relação ao envio das informações. “Com o eSocial existe a necessidade de compartilhamento de informações. Hoje, quando falamos de eSocial, falamos da multidisciplinaridade, para que profissionais de diferentes áreas possam atuar juntos”, comentou.

Sobre o Sesi Viva+

Concebida para auxiliar as empresas na gestão do eSocial e dos programas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), a plataforma SESI Viva+ surge como uma das mais modernas soluções nesta área, a partir da alimentação de um amplo banco de dados com ferramentas de Bussiness Intelligence (BI) que ajudarão os gestores na tomada de decisões.