quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Fiat Chrysler Automobiles e SENAI inauguram laboratório automotivo em Salvador

Com investimento de R$ 1,8 milhão a montadora FCA - Fiat Chrysler Automobiles e o SENAI Bahia, inauguraram no dia 14 de agosto o Laboratório Automotivo do SENAI Dendezeiros. O espaço de 570 metros quadrados será utilizado para a capacitação de mão de obra de 83 concessionárias das marcas Fiat, Chrysler e Jeep no Nordeste, Norte e Centro-oeste do país, além de proporcionar ambiente para aulas práticas para alunos dos cursos da área automotiva do SENAI.

Classificado pelo FCA como um equipamento “de primeiro mundo”, o laboratório, que funciona há seis meses, é a segunda unidade dedicada à formação de profissionais da montadora no Brasil. A primeira foi instalada em São Paulo e uma terceira está sendo construída em Porto Alegre. A FCA aportou cerca de R$ 1,3 milhão em automóveis e equipamentos, enquanto o SENAI Bahia investiu aproximadamente R$ 500 mil na adequação do galpão onde o laboratório foi montado.

Entre os equipamentos do laboratório estão um alinhador computadorizado, uma balanceadora, um kit de simulação de defeitos de motores, um kit de simulação de problemas elétricos e um scanner de avaliação de carro. A FCA também cedeu 12 automóveis em comodato, desde um Uno a uma picape Dodge Ram, e doou outros dois carros.

“O laboratório é um estímulo ao ensino profissional e ao desenvolvimento tecnológico regional, alvo das duas entidades”, afirmou a gerente de educação profissional do SENAI Bahia, Patrícia Evangelista. O gerente do SENAI Dendezeiros, Adroaldo Dória lembrou que há um ano e meio o laboratório era apenas um sonho. “Graças à chegada dos parceiros do FCA, o SENAI Dendezeiros, criado em 1949, ganhou equipamentos tecnologicamente avançados”, afirmou.

O laboratório possui três salas de aula climatizadas, com capacidade para atender simultaneamente a 70 pessoas. Os cursos para funcionários de concessionária terão duração de uma semana e a formação dos alunos do SENAI tem duração de até dois anos.

O gerente do Regional Recife FCA, Luiz Pamfilio Neto, ressaltou a união entre a empresa e o SENAI e destacou o papel da formação de mão-de-obra. “Esse é um produto de vanguarda, em centro de desenvolvimento de primeiro mundo, mas o importante é o capital humano”, declarou.

O responsável por treinamento da FCA, Rogério Ricci Machado, falou sobre o otimismo da empresa em relação ao Brasil e destacou o laboratório como exemplo. “O grupo está investindo na América Latina e no Brasil porque acredita na região e esse laboratório é parte disso”, declarou Machado, que antes da inauguração fez uma palestra motivacional para cerca de 150 estudantes do SENAI Dendezeiros no auditório da unidade.