A+ A-

Notícias

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Prefeitura de Salvador e Construtora Civil buscam projetos de inovação em sustentabilidade

Edital de Inovação para a Indústria seleciona propostas com foco em sustentabilidade

A partir desta segunda-feira (9/jul) estão abertas as inscrições para a Chamada Temática Cidade Sustentável. A chamada é uma seleção pública de empresas para realização de provas de conceito de soluções inovadoras na temática de sustentabilidade, a partir das seguintes vertentes: monitoramento e licenciamento ambiental, urbanismo integrado, saneamento ambiental, construções sustentáveis, energias renováveis e mobilidade urbana.

A chamada faz parte do Edital de Inovação para a Indústria, resultado da parceria entre Construtora Civil e Prefeitura de Salvador, através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (SECIS) e SENAI Cimatec, e tem o objetivo de selecionar projetos de base tecnológica que se proponham a melhorar a vida urbana, por meio do uso eficiente e inteligente dos recursos.

O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa do SENAI, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (SESI). Nesta edição, estão disponíveis R$ 55 milhões, em cinco categorias, para financiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria brasileira, sejam novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador, incremental ou radical. A chamada Cidade Sustentável faz parte da categoria C: Empreendedorismo Industrial - Inovação na Cadeia de Valor, que busca estimular a conexão entre grandes indústrias e startups, micro e pequenas empresas.

A seleção dos projetos pelo Edital de Inovação para a Indústria é feita com base em critérios como potencial de inovação e de comercialização do produto ou do processo. Além do fomento, as instituições oferecem apoio na forma de infraestrutura para desenvolver as propostas selecionadas por meio dos Institutos SENAI de Inovação e dos Institutos SENAI de Tecnologia.

Um comitê de avaliação composto por especialistas da Civil, SECIS e SENAI Cimatec fará a seleção de até dez startups. Cada projeto receberá o valor máximo de R$ 150 mil e deverá ser desenvolvido em até 12 meses. São consideradas startups empresas de micro ou pequeno porte (MPE) que possuem CNPJ ativo. Todas as informações sobre o Edital, como critérios para participação e regulamento completo, podem ser consultadas no site www.editaldeinovação.com.br

A realização da chamada abre oportunidades para o desenvolvimento de soluções de diversas naturezas que oportunizam negócios de interesse industrial, ao mesmo tempo em que contribui para o bem-estar dos cidadãos e, portanto, da iniciativa pública.

TEMÁTICA

O primeiro eixo temático, chamado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental, busca soluções que auxiliem no monitoramento ambiental eficiente, com bases em indicadores ambientais qualitativos e/ou quantitativos, de modo a atuar na prevenção de danos e correção de não conformidades. Assim como soluções que aprimorem processos e tecnologias de licenciamento ambiental.

Para o eixo temático Urbanismo Integrado a expectativa é receber propostas que ajudem na melhor utilização dos espaços públicos; principalmente propostas que envolvam a criação e aumento de áreas verdes nas cidades, integrando com a urbanização já existente.

No eixo temático Saneamento Ambiental são esperadas soluções tecnológicas mais sustentáveis para esgotamento sanitário; através da otimização dos recursos hídricos e/ou reuso de água; da reciclagem e/ou reaproveitamento de resíduos sólidos.

O eixo temático Construções Sustentáveis busca por soluções construtivas que visam minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente, além de promover a economia dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida dos seus ocupantes.

O eixo Energias Renováveis procura projetos que desenvolvam inovações tecnológicas que possibilitem e expandam o uso de energias renováveis nas cidades.

Por fim, a temática Mobilidade Urbana tem a expectativa de receber propostas que visem a melhora dos fluxos de deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano e a conexão dos cidadãos com os equipamentos de mobilidade.

A Construtora Civil

Fundada em 1961, a Civil Construtora hoje soma mais de 1 milhão de m² em obras executadas. A construtora realiza desde a concepção do projeto, passando pela incorporação, até a construção de empreendimentos que prezam pelo rigor técnico em todas suas etapas.

Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação

A Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (SECIS) foi criada em 2012 com a missão de ser o principal instrumento de concepção, execução e promoção das políticas de desenvolvimento sustentável do município de Salvador, de forma cooperativa e dinâmica, rumo a um melhor padrão de qualidade de vida para os soteropolitanos.

O SENAI Cimatec

O SENAI Cimatec é um dos mais avançados centros de educação, tecnologia e inovação do país, integrando um Centro Universitário, um Centro Tecnológico e uma Escola Técnica, de forma sinérgica. Situado na cidade de Salvador, ele abriga três Institutos SENAI de Inovação – Automação da Produção, Logística e Conformação e União de Materiais; seis Institutos SENAI de Tecnologia – Construção Civil e Materiais, Eletrometalmecânica, Eletroeletrônica, Química, Petroquímica e Refino.