A+ A-

Notícias

sexta-feira, 29 de junho de 2018

SENAI E SESI levam inovação made in Bahia para a Olimpíada do Conhecimento

Montagem da Olimpíada do Conhecimento 2018 - Foto: José Paulo Lacerda
 
Montagem da Olimpíada do Conhecimento 2018 - Foto: José Paulo Lacerda
 
O SENAI e o SESI Bahia marcam presença, entre os dias 5 e 8 de julho, na Olimpíada do Conhecimento 2018 (OC2018), que será realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). No dia 3 de julho, quando acontece o Encontro Nacional da Indústria (ENAI), no mesmo local, os estudantes estarão expondo seus projetos para os representantes das Federações de Indústria de todo o país e também para os presidenciáveis que participam de encontro que a CNI promove no dia 4 de julho.
 
O SESI Bahia participa do Desafio Robôs e da Mostra de Ciências e Engenharia. Já o SENAI Bahia representará o estado com quatro projetos na Mostra Nacional do Inova SENAI 2018. Os produtos e processos inovadores foram escolhidos entre mais de 300 inscritos na disputa, que avalia competências dos estudantes da instituição alinhadas com as demandas da indústria e do mercado brasileiros. Outros três alunos do EBEP (Ensino Médio do SESI Articulado com Educação profissional do SENAI) vão participar do Grand Prix SENAI de Inovação.
 
Três dos projetos apresentados pelo SENAI-BA foram aceitos na categoria Produto e estão entre os 25 classificados com as maiores notas. Eles irão participar da mostra presencial realizada em Brasília. Já o Processo Inovador escolhido entre os 25 classificados passará por uma banca virtual a ser realizada também durante a competição.
 
Para a representante da delegação do SENAI-BA, Fernanda Mikulski, a expectativa é grande. “A última vez que participamos do Inova SENAI foi em 2014, quando levamos dois projetos, um de Feira de Santana e outro do Cimatec. Este ano, temos quatro projetos de unidades da capital e interior inscritos (Feira de Santana, Barreiras, Ilhéus e SENAI Cimantec)”, destaca. Outro aspecto que ela chama a atenção é que os projetos classificados trazem soluções para a sociedade, como economia de água, e inclusão social. “A OC2018  é uma vitrine para os projetos e para SENAI Bahia demonstrar a contribuição que a educação profissional proporciona para o desenvolvimento social e da indústria, que é o objetivo do Inova SENAI”, acrescenta. 
 
OLIMPÍADA
Promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Social da Indústria (SESI), a Olimpíada do Conhecimento 2018 inova com uma programação voltada para a apresentação da perspectiva de futuro das instituições, buscando o aprimoramento às demandas da implantação da Indústria 4.0. 
 
A expectativa é de reunir 40 mil visitantes, entre alunos, professores, palestrantes e afins. A organização estrutural será em dois ambientes, a Cidade Inteligente e Escola do futuro. Quem comparecer à Escola do Futuro poderá conhecer as metodologias educacionais das escolas do SENAI e SESI, referências em criatividade e tecnologia, onde também serão exibidos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. 
 
SESI-BA PARTICIPA DE MOSTRA DE CIÊNCIAS
Dois projetos de pesquisa representarão o SESI Bahia na Mostra de Ciências e Engenharias, voltados para a aprendizagem de jovens com Transtorno de Déficit de Atenção e reutilização da casca de abacaxi para filtragem de água. Os projetos são, respectivamente, das escolas SESI Djalma Pessoa, em Salvador, e SESI José Carvalho, em Feira de Santana, e foram selecionados a partir de uma banca avaliadora composta por pesquisadores da UFBA e UNEB.
 
Também nesse ambiente terão os espaços Espaço Maker, Mostra Nova, Gran Pix de Inovação e o clássico Desafio de Robótica da Indústria, em que o SESI Bahia levará três equipes contendo quatro alunos cada. São elas, as equipes Midas, Hydra e Love Tec, respectivamente, das scolas SESI João Ubaldo Ribeiro, de Luís Eduardo Magalhães, Djalma Pessoa e Reitor Miguel Calmon, de Salvador. A equipe técnica do evento contará ainda com o apoio de dois profissionais do SENAI e SESI Bahia, que atuarão como juízes na competição, são Artur Iagê Correia dos Santos Ferreira (SENAI) e Clóvis Campagnolo (SESI). 
 
“No Desafio de Robótica escolas do Sistema Indústria de todo país serão desafiadas a cumprirem missões alusivas às oito principais áreas da indústria nacional: Veículos Automotores, Celulose e Papel, Construção Civil, Frigorífico, Máquinas e Equipamentos, Mineração, Têxtil e Panificação”, explica Fernando Didier, coordenador de robótica do SESI-BA. 
 
ACADEMIA TECNOLÓGICA
O SESI Bahia também apresenta na mostra Inova o projeto de Inovação Academia Tecnológica Orientada, desenvolvida pela unidade do SESI Simões Filho. Projeto introduz a atividade física no ambiente de trabalho de forma lúdica e interativa, utilizando jogos eletrônicos e sensores de movimento. O objetivo é proporcionar maior disposição para o trabalho, diminuição de queixas de dores osteomusculares e maior consciência corporal.
 
academia640.jpg
 
 
CURIOSIDADES DA OC2018
 
Entre as atrações da OC2018, o Espaço Maker oferece uma experiência participativa, em que o público é convidado a pôr a mão na massa, criando produtos a partir de diversas ferramentas como martelos, serrotes, drones e impressoras 3D. 
 
Na Cidade Inteligente o visitante está convidado a vivenciar uma cidade que preza pela qualidade de vida dos habitantes, com a perspectiva de consciência ecológica de redução de impactos ambientais. Visando simplificar e solucionar demandas cotidianas, sem perder de vista a preservação do planeta terra, o projeto é exemplo da tecnologia inteligente. As 11 subdivisões serão: Casa Inteligente, Recursos Naturais, Ecoposto, Indústria 4.0, Espaço Moda, Centro de Saúde, Gourmet Tech, Indústria da construção, Prefeitura, Museu dos Futuros Possíveis e Lounge. 
 
Na Casa Inteligente os departamentos regionais do SESI e SENAI levarão projetos como uma geladeira que dá dicas de receitas, banheiro que reaproveita a água para o jardim e quarto com um guarda-roupa com vestuário virtual. Em Recursos Naturais vai haver simulação de uso das energias solar e eólica.
 
 
CONHEÇA OS PROJETOS DO SENAI-BA
 
Produto inovador: 
ÍCARO - Assistente eletromecânico inclusivo comandado por voz. (Nome Comercial: Id’ Voz – Sob Seu Comando) – SENAI Ilhéus
SIEH - Sistema Inteligente de Economia Hidrossanitária – SENAI CIMATEC
INFINITY - Adaptação inclusiva para máquina de costura – SENAI Feira de Santana
 
Processo inovador: 
ENERGY PRESS - Geração de energia elétrica em dutos pressurizados para alimentação de sistemas telemétricos – SENAI Barreiras
 
GRAND PRIX SENAI DE INOVAÇÃO
O SENAI Bahia irá enviar três alunos para participarem do Grand Prix SENAI de Inovação, durante a OC2018. Foram escolhidos alunos do SENAI Cimatec oriundos do EBEP - Educação Básica do SESI Articulada com Educação Profissional do SENAI e com participação anterior no DSPI – Desafio SENAI de Projetos Integradores:
 
Thainá dos Santos Rocha - Técnico em Mecânica de Precisão
Matheus dos Santos da Silva - Técnico em Mecatrônica
Giulia da Costa Sacramento - Técnico em Plástico 
 
PROJETOS DO SESI BAHIA - MOSTRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIAS 
 
A UTILIZAÇÃO DE APARATOS TECNOLÓGICOS PARA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE JOVENS COM TDAH.
 
Escola: Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador
Estudantes: Daniel Januário de Aragão Rocha, Yan Rosário da Silva e Luana Rodrigues do Bomfim Viana.
Orientadores (as): Lilian Alves de Almeida e Janina Araújo Kieronski
 
A CIÊNCIA QUE REUTILIZA: O USO DA CASCA DO ABACAXI COMO CARVÃO ATIVO PARA REFIL PARA FILTRAGEM DE ÁGUA.
 
Escola: Escola SESI José Carvalho – Feira de Santana
Estudantes: Cindy Emily Pinheiro Bomfim, Isadora Maria Benites de Paula e Camille Azevedo Martins 
Orientadores: Prof. Marcus Aurélio Campos Silva