A+ A-

Notícias

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Governo firma acordo na Índia para fabricação de biofármacos no SENAI Cimatec

Foto: SecomBa
Foto: Ascom-Casa Civil/Divulgação
 
 
 
A comitiva do governador Rui Costa que está em missão oficial pela Ásia, assinou, nesta terça-feira, 12.6, protocolo de intenções ratificando a associação e o interesse mútuo da empresa indiana Gennova Biopharmaceuticals Limited e do SENAI Cimatec, com o apoio do Governo do Estado, para que, a curto prazo, a Bahia possa dar início à produção de medicamentos biológicos na Bahia. 
 
O documento foi assinado na cidade de Pure, uma das cidades polo de tecnologia na área da biomedicina da Índia, e prevê a transferência de tecnologia da Gennova para implantação da empresa de fabricação de biofármacos – constituídos a partir de organismos vivos –, dentro do Instituto de Tecnologias para a Saúde (ITS), que integra o sistema do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI Cimatec). 
 
Além do vice-governador, João Leão (PP), e do presidente da Gennova, Sanjay Singh, estavam presentes no encontro o senador, Roberto Muniz, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, o diretor de Tecnologia e Inovação do Cimatec, Leone Andrade, e o cientista chefe de pesquisa do ITS, Roberto Badaró. 
 
Assinatura de acordo de cooperação com a Gennova Foto: Ascom/Casa Civil Governo da Bahia
Assinatura de acordo de cooperação com a Gennova Foto: Ascom/Casa Civil Governo da Bahia
 
Os Biofármacos são medicamentos originados a partir de um processo biológico, capazes de agir praticamente de forma individualizada em determinados tratamentos, ampliando as possibilidades de cura e minimizando os efeitos colaterais. Os medicamentos são administrados por injeções ou infusões, direto na veia, e tratam doenças como do coração e coronárias, AVC, autoimunes, artrite reumatoide e alguns tipos de câncer.
 
A Gennova foi constituída em 2001 e é uma empresa de biotecnologia que desenvolve e fornece produtos especiais avançados. A empresa fabrica e comercializa suas próprias marcas de TNK-tPA (ativador de plasminogênio tecidual), GM-CSF (fator estimulante de colônias de granulócitos e macrófagos) e EPO (eritropoietina humana recombinante). 
Antes da Índia, a comitiva esteve na China. 
 
Com informações da Casa Civil/SECOM-BA