A+ A-

Notícias

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Encontro debate desafios da indústria na região sul do estado

Os desafios e perspectivas da indústria da região sul da Bahia foram discutidos na quinta-feira, 26.04, durante encontro entre líderes empresariais da região com o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, dirigentes e executivos do Sistema FIEB. O encontro foi realizado na Associação Comercial e Industrial de Ilhéus, no centro da cidade

No encontro, o presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus e Itabuna (SINEC), Sílvio Comin, falou sobre o polo de informática de Ilhéus e apontou entraves de infraestrutura e logística que afetam a competitividade das empresas do segmento. “Precisamos de apoio para resolver demandas que impactam no desenvolvimento da indústria da região”, destacou o presidente do SINEC.

O presidente da FIEB, Ricardo Alban, defendeu a parceria entre instituições afins na busca de soluções. “É preciso reunir todos os atores e a FIEB quer ser partícipe neste diálogo. Só vamos superar as limitações se procurarmos trabalhar em conjunto”, pontuou. Alban também ressaltou que a FIEB tem cinco vice-presidentes regionais para que a entidade possa se aproximar ainda mais da indústria do interior, ouvindo suas demandas.

A importância da FIEB na interlocução de demandas das empresas da região também foi destacado pelo diretor científico do Centro de Inovação do Cacau (CIC), Cristiano Vilela, que falou sobre a produção de chocolate no sul do Estado. Segundo ele, o segmento de chocolate premium na região sul conta atualmente com mais de 70 marcas. “A gente pode transformar esta região olhando para o futuro. A FIEB pode ter uma grande contribuição, pode ser um articulador neste processo, melhorando o impacto que o segmento de chocolate gourmet pode ter na Bahia”, defendeu.

CIDADÃO ILHEENSE

Na oportunidade, o vereador Gil Gomes entregou ao presidente da FIEB o título de Cidadão Ilheense. “É um reconhecimento ao trabalho que a FIEB faz para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade e da nossa região”, ressaltou.

O encontro contou com a presença de lideranças de região, como o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o vice-prefeito do município, Jose Nazal Soub, os deputados estaduais Angela Sousa e Eduardo Sales, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio Santos, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus, Antônio Marcos Campos, entre outras autoridades.

Após o encontro, a comitiva da FIEB participou da abertura oficial do Global Stone Congress 2018, evento internacional do setor de rochas ornamentais, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas) e pelo Centro deTecnologia Mineral (Cetem).