A+ A-

Notícias

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Futuro da inteligência Artificial é tema de workshop no SENAI Cimatec

Evento gratuito sela parceria entre a instituição a NVIDIA Brasil para desenvolvimento de tecnologias

 

As tendências nas áreas de Inteligência Artificial, Deep Learning, Computação de Alto Desempenho, Programação Paralela, Realidade Virtual, Desenvolvimento de Jogos, Processamento Gráfico e Ciência de Dados serão tema do NVIDIA GPU WORKSHOP, que acontecerá nos dias 26 e 27 de abril, no Centro de Eventos do SENAI CIMATEC, em Piatã. A 8ª edição do evento é voltada para desenvolvedores, empresários, startups e investidores.

 

A programação conta com palestras e fóruns em diversas áreas tecnológicas, além de visitas temáticas guiadas pelo SENAI CIMATEC, que inclui no roteiro o Centro de Supercomputação para Inovação Industrial – onde estão instalados o segundo mais potente supercomputador da América Latina, CIMATEC Yemoja, e o supercomputador Omolu, montado em parceria com a Fiocruz para processamento de dados de pesquisas na saúde pública.

 

As palestras serão ministradas por gestores e pesquisadores de diversas instituições do país, com destaque para Future Trends in Robotics, realizada pelo Prof. Dr. Frank Kirchner, Doutor Honoris Causa no SENAI CIMATEC, Professor da University of Bremen e Diretor do Centro Alemão de Pesquisa em Inteligência Artificial (DFKI); High Performance Computing (HPC), ministrada por Pedro Mário Silva, Gerente de Arquitetura e Soluções para América Latina da NVIDIA, e FatNode System with GPUs, realizada por Leonardo Fialho, docente do Centro Universitário SENAI CIMATEC e Gerente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Atos/Bull. A inscrição no evento é gratuita e deve ser realizada no endereço www.senaicimatec.com.br/nvidia.

 

Parceria - O SENAI CIMATEC e a NVIDIA Brasil firmaram uma parceria para desenvolvimento da tecnologia de GPU (Graphics Processing Unit – Unidade de Processamento Gráfico) no Brasil. O objetivo do acordo, que será oficializado durante o evento, é aprofundar as pesquisas e disseminar as aplicações da tecnologia para fomentar a sua utilização na indústria brasileira.

 

A GPU tem sido aplicada no desenvolvimento das tecnologias mais avançadas da indústria mundial. Com a sua evolução exponencial, equipamentos e tecnologias que requerem um processamento de alto desempenho têm obtido progressos significativos. Empresas referência em tecnologia, como Facebook, Amazon, Uber e Toyota, têm avançado a sua aplicação gradativamente. 

 

Para o Gerente de Negócios em Computação do SENAI CIMATEC, Adhvan Furtado, a parceria é estratégica, pois promoverá o acesso a tecnologias de GPU à indústria brasileira. “A tecnologia de GPUs tem sido muito utilizada pela indústria como plataforma de desenvolvimento da Inteligência Artificial. Através dessa parceria, o SENAI CIMATEC será um provedor de soluções, acelerando a aplicação de inovações em Inteligência Artificial na indústria brasileira”, afirmou.

 

“A NVIDIA colabora efetivamente para incentivar a computação acelerada por GPUs e avançar as pesquisas em inteligência artificial, deep learning e outras tecnologias otimizadas pela programação em CUDA. Essa parceria com o SENAI CIMATEC garantirá aos seus desenvolvedores o acesso a treinamentos especializados de hardware e softwares proporcionados pela NVIDIA no mundo todo”, explicou o Gerente de Arquitetura e Soluções para América Latina da NVIDIA, Pedro Mário Silva.

 

A NVIDIA tem sede nos Estados Unidos e é referência em tecnologia de computação para Inteligência Artificial. No escopo da parceria, a empresa contará com a equipe de pesquisadores e especialistas do SENAI CIMATEC, que contribuirá com a multinacional para desenvolver soluções para os problemas mais complexos da indústria e buscar novos negócios na área. O SENAI CIMATEC será um dos principais centros estratégicos da NVIDIA no país para os avanços da tecnologia de GPU na indústria.

 

O SENAI CIMATEC é um dos mais avançados centros de educação, tecnologia e inovação do país, integrando um Centro Universitário, um Centro Tecnológico e uma Escola Técnica de forma sinérgica em um só Campus. A instituição terá acesso a capacitações e treinamentos especializados nas plataformas de hardware e software desenvolvidas pela NVIDIA, para avançar as pesquisas e elevar a sua atuação à vanguarda tecnológica em Inteligência Artificial, Veículos Autônomos, HPC e Programação de GPU.