terça-feira, 13 de março de 2018

Representantes do Programa Conhecendo a Indústria visitam o SENAI CIMATEC

Comitiva visitou laboratórios da instituição

comitiva cimatec 01.jpg

Na foto: Daniel Motta, gerente do SENAI Cimatec, e Luis Breda Mascarenhas, diretor do SENAI Bahia. Foto: Angelo Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB.

No dia 8 de março, uma comitiva com representantes do Programa Conhecendo a Indústria visitou as instalações do SENAI CIMATEC. A visita teve como objetivo demonstrar a transparência e eficiência do Sistema Indústria através da apresentação de modelos de gestão e inovação, alinhados com ações de educação, qualificação e prestação de serviços técnicos.

O Programa Conhecendo a Indústria é organizado e executado pela Confederação Nacional da Indústria – CNI e coordenado pela Gerência Executiva de Relacionamento com o Executivo. A iniciativa da Diretoria de Relações Institucionais propõe a realização de visitas de autoridades do Governo Federal às instalações do SESI e SENAI pelo país. A comitiva que participa do encontro é composta por técnicos e diretores da CNI, além de representantes de ministérios e do Congresso Nacional.

A comitiva foi recebida pelo Diretor Regional do SENAI Bahia, Luis Breda Mascarenhas, e pelo gerente de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Daniel Motta. Breda apresentou os números alcançados com a educação profissional na Bahia e a evolução da metodologia alemã TheoPrax – desenvolvida em parceria do SENAI Bahia e o Instituto Frunhoffer-ICT, que tem como objetivo incrementar a motivação na aprendizagem, promovendo o envolvimento de estudantes com problemas reais e proponham soluções para serem aplicadas nas empresas.

Em seguida, Daniel fez uma apresentação com o histórico e a evolução do SENAI CIMATEC, mostrando alguns dos principais projetos desenvolvidos ao longo dos 15 anos de fundação e destacou alguns parceiros para o avanço do Centro Tecnológico, como o DFKI – Instituto Alemão de Pesquisa em Inteligência Artificial e a Shell, que participaram do desenvolvimento do FlatFish, veículo autônomo submarino.

Após a reunião, os representantes do Programa conheceram alguns dos projetos desenvolvidos, visitaram as instalações do Campus, como a Fábrica Modelo Brasil – 1ª da América Latina, o Centro de Supercomputação para Inovação Industrial, que abriga o CIMATEC Yemoja – segundo mais potente supercomputador da América Latina, o Laboratório de Eletrônica Embarcada, o Laboratório de Materiais Poliméricos, a Câmara Semianecoica e outros laboratórios.

“É importante que os representantes do Programa Conhecendo a Indústria vejam de perto o trabalho que desenvolvemos no nosso Campus, seja no âmbito educacional ou nos projetos em PD&I. Acredito que, de agora em diante, quando a comitiva visitar outras unidades do SENAI no Brasil, citarão o SENAI CIMATEC como referência em tecnologia e inovação”, destacou Daniel Motta após a visita.

A comitiva esteve na Bahia nos dias 8 e 9 de março e, além de visitar o Campus, conheceu as instalações da Ford, no complexo industrial de Camaçari, e da Escola SESI Djalma Pessoa.

Fonte: SENAI Cimatec