terça-feira, 6 de março de 2018

SENAI CIMATEC recebeu última edição do evento Rumo a Brasília 2018

O Centro de Eventos do SENAI CIMATEC recebeu, na sexta-feira (02.03), a última edição do evento Rumo a Brasília 2018. O evento é preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília entre os dias 18 e 23 de março. O encontro integrou academia, governo, empresas, associações e organizações não governamentais e vozes da sociedade civil para produção de propostas e soluções nas esferas econômica, política, tecnológica e cultural para levar aos debates na capital brasileira.

Brasilia.jpg

Para a gerente da Área de Meio Ambiente do SENAI CIMATEC, Aline Lefol, é fundamental abrir espaços como esse para a realização de debates de uma temática nobre que é a Água. “É importante discutir e debater o tema, bem como as perspectivas de avanço científico e tecnológico. Compartilhar dificuldades, desafios e tecnologias nessa temática é um grande passo. Certamente, temos muito a evoluir em projetos, inovação, parcerias e negócios”, destaca Aline.

O painel de abertura apresentou pilares temáticos do 8º Fórum Mundial da Água, com a participação do vice-governador da Bahia, João Leão; do senador Roberto Muniz; do presidente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Rodrigo Sérgio Dias; e representantes do 8º Fórum.

O vice-governador baiano abriu o evento lembrando que o acesso à água muda vidas. “Pequenas obras, como simples cisternas, ou obras de grande porte trazem mais qualidade de vida para os cidadãos”, disse João Leão.

Em seguida, o senador Roberto Muniz foi mediador de uma mesa que discutiu o compartilhamento, os usos múltiplos da água e seus conflitos. Participaram da discussão o secretário do 8º Fórum Mundial da Água, Ricardo Andrade; o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Sergio Ayrimoraes; o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS/BA), Cássio Peixoto; o secretário de Meio Ambiente da Bahia (SEMA/BA), José Geraldo dos Reis Santos; o representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Humberto Miranda Oliveira; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Alexi Portela; e o 1º vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-Ba), Jonas Dantas dos Santos.

“É importante debatemos com a sociedade civil um tema tão importante, que é a segurança hídrica. É essencial conservar os recursos hídricos. A água deve estar no topo da agenda política mundial. Vamos apresentar soluções efetivas para melhorar o saneamento e a distribuição de água no Fórum”, explicou o senador.

Roberto Muniz ainda destacou a união entre as esferas para realização do evento. “A parceria promovida pela Fieb, pelas secretarias de Recursos Hídricos, pelo Crea-Ba e Federação de Agricultura, é fundamental para a construção de um plano de recursos hídricos e um melhor planejamento para enfretamento das próximas crises hídricas”.

Outro debate envolveu os desafios do saneamento. Desta vez, mediado pelo representante da Empresa Baiana de Águas e Saneamento Básico (Embasa), Rogério Cedraz, o painel reuniu o diretor da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (CERB), Marcus Bulhões, o coordenador da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Ceará (ARCE), Mario Augusto Parente Monteiro, o representante da Companhia da Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), Helder Cortez, e a representante do projeto Palmas Pela Vida, Emanoella Oliveira.

*Fonte: SENAI Cimatec