A+ A-

Notícias

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

ABNT lança a norma brasileira de compras sustentáveis

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, em 24.11, a Norma Brasileira ISO 20.400, que trata de compras sustentáveis. Ela estabelece diretrizes para as organizações integrarem os aspectos de sustentabilidade relacionados aos bens ou serviços e aos fornecedores ao longo das cadeias de suprimentos.

Do ponto de vista do setor empresarial, é importante que haja um ambiente de confiança e competitividade sem rupturas bruscas, em que seja possível ter acesso de forma objetiva e dentro dos prazos legais aos critérios de sustentabilidade. Desta forma, será possível se preparar e investir em melhorias de seus processos produtivos, considerando as questões econômica, ambiental e social em seu planejamento organizacional.

Nesse contexto, a discussão sobre os critérios, parâmetros, indicadores de sustentabilidade e rotulagem deve ser aprofundada sob a ótica da viabilidade econômica do negócio. Por essa razão, a FIEB integra a Rede CNI de Produção e Consumo Sustentáveis, por meio da Gerência de Meio Ambiente e Responsabilidade Social (GMARS), contribuindo para o posicionamento da indústria sobre a temática. Exemplo dessa contribuição é o documento "Visão do setor industrial brasileiro sobre compras públicas sustentáveis”, que pode ser acessado aqui.