A+ A-

Notícias

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Estudantes do SESI Bahia foram destaque em evento científico latinoamericano

Gabriel Negrão, João Vitor e Marcos Pereira Foto: Iverton Bispo/Sistema FIEB

Um dos estudantes, Gabriel Negrão,premiados vai representar o Brasil em evento científico dos Estados Unidos

Os estudantes Gabriel Negrão Morais, João Vitor Oliveira e Marcos Felipe Pereira apresentaram ao Conselho do SESI Bahia, nesta quinta-feira, 23.11, os projetos vencedores da Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia 2017 (Mostratec), maior evento de iniciação científica internacional do país, que reuniu em Novo Hamburgo (RS), representantes de 20 países, como México, Itália, China, África do Sul, Índia, Ucrânia, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Dinamarca e Turquia.  

O programa de Iniciação Científica Júnior da Escola Djalma Pessoa, de Salvador, apresentou dois projetos na Mostratec, que conquistaram quatro premiações e se qualificaram dentre os quatro melhores nas suas respectivas áreas: Ciências Ambientais e Bioquímica e Química. Os projetos do SESI Bahia concorreram com outros 420 projetos de pesquisa finalistas de todo o mundo.

Na reunião do Conselho, os estudantes tiveram a oportunidade de falar sobre suas respectivas pesquisas e também da experiência de participar de uma feira científica de porte internacional, acompanhados do professor Fernando Moutinho, coordenador de Iniciação Científica Júnior da Escola Djalma Pessoa.

Gabriel Negrão apresentou o “Estudo sobre a síntese orgânica assimétrica do álcool 1-feniletanol através de processos biocatalítico, utilizando-se casca de laranja (Citrus sinensis)”, que ficou em 2º lugar na categoria Bioquímica e Química e ainda conquistou o Prêmio Destaque da Mostratec 2017, que terá a missão de representar o Brasil na INTEL-ISEF 2018 - Feira Internacional de Ciências e Engenharia (International Science and Engineering Fair, na sigla em inglês), que acontecerá em Pittsburgh-Pensivâlnia, nos Estados Unidos, no mês de maio. Ele também recebeu o Prêmio de Incentivo a Pesquisa em Ciência e Tecnologia Carlos Armando Koch, que garante passagens e hospedagem para participar da INTEL-ISEF.

 

Grupo que representou o SESI Bahia durante a Mostratec 2017 Foto: Arquivo Pessoal

A Intel ISEF é a maior feira de ciências pré-universitária do mundo realizada anualmente nos Estados Unidos. A feira é realizada desde 1950 e reúne os melhores projetos selecionados de 78 nações diferentes de todo o mundo.

O projeto “Redução dos níveis do CO2 antrópico na atmosfera utilizando o metabolismo da microalga Dunaliella salina e aproveitamento de sua biomassa para produção de tensoativos”, desenvolvido pelos estudantes João Vitor Oliveira e Marcos Pereira conquistou o 4º lugar na categoria Ciências Ambientais e o credenciamento para a MOCINN 2018 (Mostra de Ciência do Norte e Nordeste). O projeto foi também premiado em 1º lugar no Desafio C02, evento científico nacional realizado pelo Instituto Akatu e Dow.