A+ A-

Notícias

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Metodologia dos cursos técnicos do SENAI-BA é uma das melhores práticas do Sistema Indústria

A metodologia alemã TheoPrax, adotada pelo SENAI Bahia há 11 anos, foi escolhida uma das 10 práticas do Sistema Indústria. A seleção, feita por consultores e dirigentesdo SENAI Nacional, analisou mais de 800 práticas enviadas, considerando suas contribuições para os desafios do plano estratégico integrado SESI/SENAI/IEL.

Pelo método, que alia teoria e prática e é aplicado para todos os estudantes dos cursos técnicos do SENAI Bahia, o aluno precisa desenvolver soluções criativas para produtos ou processos da indústria. Com isso, ele aprende a desenvolver projetos, de forma estruturada, no mundo real.

“Soluções que, muitas vezes, são inviáveis para as indústrias, principalmente as micro e pequenas, tornam-se possíveis, por meio da TheoPrax. A metodologia permite a execução de projetos muito baratos, que geram impacto nas empresas”, afirma o gerente do SENAI Bahia, Luís Breda Mascarenhas.

Por ser considerada uma prática que produz ganhos de eficiência para o Sistema Indústria, a TheoPrax possivelmente será replicada em outras regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Representantes do Maranhão, Rondônia e Mato Grosso virão à Bahia nos próximos dias conhecer o método e outros SENAI do país já demonstraram interesse em ver de perto o desenvolvimento da metodologia.

“Vemos esta escolha pelo Nacional como algo extremamente positivo dentro do nosso processo educacional, pois é o reconhecimento de algo que a gente acredita e que conversa muito bem com a metodologia de educação profissional do SENAI, que é nacional”, avalia Mascarenhas.