sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Lideranças da alimentação debatem desafios em encontro setorial

Presidentes de sindicatos de indústrias dos segmentos de alimentação e laticínios participaram do 3º Intercâmbio de Lideranças do Setor da Alimentação e Laticínios, dias 09 e 10 de novembro, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Intercâmbio reuniu presidentes de sindicatos de indústrias de alimentos e laticínios. Foto: Divulgação.

A iniciativa, do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), tem como objetivo fortalecer o setor, a Rede Sindical e o Sistema de Representação da Indústria, por meio de reuniões técnicas que discutem os desafios da competitividade e com a troca de experiências de gestão sindical.

No intercâmbio, foram apresentadas boas práticas e sinalizados caminhos de mobilizações para a defesa de interesses, além de oportunidades do Sebrae e da EMBRAPII para o setor. Os presidentes participaram, ainda, de uma oficina temática que discutiu mecanismos para tornar o sindicato imprescindível para a indústria.

“O encontro reforça a importância de ampliarmos a atuação dos sindicatos e mostra como podemos ser relevantes na vida das empresas. Também precisamos estar atentos à discussão contínua da manutenção dos sindicatos, sobretudo com a extinção da obrigatoriedade da contribuição sindical”, afirmou o presidente do Sindicato das Indústrias de Café do Estado da Bahia (Sincafé), Antônio Roberto Almeida.

Em 2017 já foram realizados 13 Intercâmbios Setoriais da Indústria, de segmentos distintos. O último será o da panificação, dia 23 de novembro.