A+ A-

Notícias

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Estudantes do SENAI Bahia vão desenvolver projetos em software de alta tecnologia

Parceria permite que cerca de dois mil alunos projetem e testem protótipos em ferramentas digitais utilizando aplicativos integrados

Um acordo oficializado nesta segunda-feira (31), selou a parceria entre o SENAI Bahia, a 4i Engenharia e a Dassault Systèmes para a disponibilização de 600 licenças da solução SolidWorks para fins educacionais. Com isso, cerca de dois mil alunos das unidades do SENAI de Salvador (Dendezeiros), Cetind (Lauro de Freitas), Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Ilhéus, Juazeiro, Luis Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista já podem desenvolver projetos e produtos, realizar simulação computacional, comunicação técnica, gerenciamento de dados, entre outras ações, numa só plataforma.

Solid CAPA.jpg

Alunos do SENAI Cetind, onde a parceria foi anunciada, entre os gestores da 4i Engenharia, SolidWorks e SENAI Bahia. Fotos: Ângelo Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB. 

“É a primeira instituição de ensino profissionalizante da Bahia a oferecer acesso a esta tecnologia, o que representa mais um diferencial para os nossos alunos, que já poderão utilizar o que há de mais avançado no mercado em termos de software de engenharia”, conta o diretor do SENAI Bahia, Luis Breda Mascarenhas.

Por meio da parceria, dissemina-se o conhecimento da tecnologia 3D entre os alunos e professores da instituição e a aproximação com a Indústria 4.0, que já é realidade para muitas das grandes empresas industriais no país. “O SENAI é o braço forte da formação de mão de obra industrial no Brasil e a Bahia é o estado pelo qual estamos iniciando nossa presença no Nordeste, com a certeza de que esta é uma parceria benéfica para todos”, afirmou o diretor da Dassault Systèmes por soluções SolidWorks para a América Latina, Mario Belesi.

O acordo feito pela revenda autorizada 4i Engenharia possibilita o uso da tecnologia em cursos como o técnico em Automação Industrial, Eletrônica, Eletromecânica, Manutenção Automotiva e Mecânica. Com a oficialização, os alunos passaram a ter acesso a uma das mais modernas tecnologias do mundo, possibilitando a visualização de produtos e até testes na tela do computador antes mesmo deles serem produzidos.

“Esta parceria com o SENAI traz para a realidade dos alunos as tendências mais fortes no mercado industrial, entre as quais Design Thinking, Internet das Coisas, simulação e antecipação de resultados”, explica o diretor comercial da 4i Engenharia, Tulio Cerviño. Além da disponibilização das licenças, a starup irá participar de eventos do SENAI e realizar palestras para alunos e professores da instituição visando apresentar as ferramentas existentes no SolidWorks, para que todo o potencial do software possa ser explorado.