segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Indústria da reparação debate os desafios do setor

Presidente do Sindirepa-BA participou do Intercâmbio de Lideranças Setoriais do PDA, que reuniu presidentes de sindicatos do setor de reparação automotiva de todo o país, em Brasília.

O presidente do Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos e Acessórios do Estado da Bahia (Sindirepa-BA), Maurício Toledo de Freitas, participou do 3º Intercâmbio de Lideranças Setorial das Indústrias da Reparação, que discutiu os desafios enfrentados pelo setor e soluções para fortalecer as entidades sindicais. O encontro, que reuniu lideranças sindicais da reparação de todo o país, ocorreu dia18 de outubro, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Evento reuniu presidentes de sindicatos do setor de reparação automotiva de todo o país. Foto: Miguel Ângelo/CNI

Foram sinalizados caminhos de mobilizações para a defesa de interesses, além de oportunidades do Sebrae e da EMBRAPII para o setor. Os presidentes participaram, ainda, de uma oficina que discutiu mecanismos para tornar o sindicato imprescindível para a indústria. “Durante a oficina surgiram várias ideias interessantes para entendermos a necessidade da Indústria e o que podemos oferecer”, afirmou Freitas.

A programação contou com a apresentação de boas práticas do SINDIREPA/PE. “O Intercâmbio é uma ótima oportunidade de conhecermos o que os sindicatos de outros estados têm feito e que tem dado resultado. O encontro nos fortalece e estimula, com conceitos inovadores, para enfrentar os novos desafios como a reforma trabalhista e enxergar como a nova lei pode ser algo positivo aos sindicatos”, completou.

Os Intercâmbios de Lideranças Setoriais iniciaram em 2014 e fazem parte das iniciativas do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela CNI. O objetivo principal e fortalecer a representação empresarial do setor industrial por meio da promoção de reuniões técnicas focadas na discussão dos desafios de competitividade desses setores e na troca de experiências de gestão sindical. Em 2017 já foram realizados treze intercâmbios envolvendo segmentos industriais distintos. O próximo será o de Alimentação e Laticínios, dias 09 e 10/11.